quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Moradores do território N3 participam da reunião do balanço do Planejamento Participativo Regionalizado

 
Cerca de 300 moradores da região Norte participaram na terça-feira, dia 24, da reunião de balanço do Planejamento Participativo Regionalizado, realizada na Escola Municipal Tristão da Cunha, no bairro Planalto. O encontro é o segundo realizado na região e reuniu moradores do território Norte 3 (N3), que abrange os bairros Bacuraus, Vila Biquinhas, Campo Alegre, Floramar, Heliópolis, Jardim Guanabara, Planalto, São Bernardo, São Tomás, Vila Aeroporto, além de parte do bairro vila Clóris. O encontro desta terça-feira foi a décima reunião de balanço do PPR, que já passou pelas nove regiões de Belo Horizonte. 

A apresentação do status de algumas das 54 propostas levantadas pelos moradores do território N3 nos encontros do PPR realizados em 2011 ficou por conta do secretário municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, Josué Valadão. Na ocasião, o secretário destacou algumas das principais realizações da administração municipal no território, como obras de infraestrutura e implantação de serviços públicos. 

Entre as propostas apresentadas está a ampliação do número de Academias da Cidade no território N3, que atualmente atendem a 1.629 usuários. Ao final da explanação, Josué Valadão e o secretário da Regional Norte, Elson Alípio Júnior, acompanhados por outros gestores da PBH, como o secretário municipal de Saúde, Fabiano Pimenta, e da secretária municipal de Educação Sueli Baliza Dias, responderam a perguntas dos presentes e esclareceram dúvidas sobre ações em diversas áreas, como saúde, educação, mobilidade e segurança. 

Participação expressiva 

A expressiva participação popular foi destaque da reunião do território N3, conforme ressaltou o secretário de Obras ao final do encontro. “Um detalhe que me chamou a atenção foi que, normalmente, quando vai se aproximando o fim da reunião, as pessoas vão se dispersando. Mas, hoje, os moradores permaneceram até o final. Em suma, o encontro foi ótimo e, além disso, tivemos excelentes perguntas”, destacou. 


A importância da participação efetiva dos cidadãos também foi pontuada pelo morador e presidente da Associação do Bairro Jardim Guanabara, Walter Pereira, que fez questão de fazer uma das perguntas respondidas pelo secretário Josué Valadão. “A reunião foi muito boa. Para mim, o PPR é o momento em que a gente pode colocar nossas demandas e obter a resposta na hora. Eu acho que participar é muito válido, por isso eu sempre busco incentivar as pessoas do meu circulo de amizade e os moradores da minha região”, afirmou. 

O secretário da Regional Norte também ressaltou a participação expressiva da população e destacou a importância do PPR. “A reunião do PPR é, na verdade, uma reunião de trabalho, uma oportunidade em que a comunidade tem de ter o retorno daquilo que ela construiu junto com a Prefeitura. É o lugar onde a população pode pontuar os acertos, sugerir onde podemos melhorar e indicar onde estamos errando, até mesmo para que possamos corrigir esses erros e potencializar o atendimento ao cidadão, que é a razão de ser da Prefeitura”, disse. Elson ainda avaliou o envolvimento dos moradores do território N3. “Nós temos neste território um dos maiores números de solicitações na região, são 54 propostas, e isso mostra uma grande participação da comunidade. Então, entendemos que essa proximidade, essa troca e essa construção é o que faz do Planejamento Participativo Regionalizado ser um sucesso de público como nós tivemos hoje”, concluiu. 

O PPR, lançado pela PBH em 2011, visa incorporar o conceito de planejamento em médio e longo prazo entre os moradores da capital mineira. Para a realização da iniciativa, a Prefeitura tomou como referência os 40 Territórios de Gestão Compartilhada (TGCs) nos quais a cidade é dividida, levantando e analisando, durante as dezenas de reuniões realizadas em 2011 e em 2012, cerca de 2.500 propostas apresentadas pelos cidadãos de cada localidade. A próxima reunião do PPR, que vai passar pelos 40 territórios da cidade até maio do ano que vem, será realizada no território Venda Nova 4 (VN4), na quinta-feira, dia 26, às 19h, na Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa (rua Marcio Paixão, 08, bairro Rio Branco). 

Metodologia de acompanhamento 

De acordo com a metodologia de monitoramento e acompanhamento das propostas, que está sendo apresentada durante as reuniões em cada um dos territórios, os moradores poderão consultar o status das sugestões apresentadas por meio de diversos canais, que envolvem atendimentos presenciais, telefônicos e consultas ao Portal da Gestão Compartilhada (gestaocompartilhada.pbh.gov.br). 

No caso da região Norte, o plantão de atendimento do PPR será feito na secretaria regional (rua Pastor Muryllo Cassete, 25, São Bernardo), pessoalmente ou pelo telefone 3277-7361. As informações sobre as ações do programa em cada território, bem como as agendas de reuniões do PPR, também podem ser acompanhadas pelo Portal da Gestão Compartilhada.
FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: