quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Centro de Saúde Etelvina Carneiro realiza atividade de promoção à saúde da mulher


O Centro de Saúde Etelvina Carneiro (Rua Mar de Rosas, 140, Etelvina Carneiro), realizou pelo quarto ano consecutivo, um evento voltado para usuárias do equipamento. Com o titulo “Outubro Rosa”, a atividade foi direcionadas para a vigilância e educação em saúde, com o objetivo de sensibilizar as usuárias e profissionais da unidade para o auto cuidado, com ênfase na importância da detecção precoce do câncer de mama, por meio da mamografia, além da coleta de material para exames preventivos do câncer de colo do útero, e a detecção de doenças sexualmente transmissíveis, através da realização dos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites. 

Neste ano foram realizadas palestras abordando vários aspectos relacionados ao câncer de mama, a sexualidade na terceira idade, as manifestações das doenças sexualmente transmissíveis, com a orientação para a oferta dos testes, aspectos nutricionais, além de outros. De acordo com a gerente da unidade, Maria Cecília Silva Teixeira, a cada ano o evento tem se aprimorado para atender da melhor forma as usuárias do centro de saúde no sentido de incentivar e enfatizar a importância do auto cuidado da mulher. “Esse é o quarto ano consecutivo em que fazemos o evento e percebemos que a cada ano a comunidade tem se empenhado mais em participar e os serviços oferecidos estão cada vez mais completos e com mais qualidade para as usuárias. Nesse ano oferecemos as mamografias de rastreamento, que detecta precocemente o câncer de mama, o teste rápido para Siflis, HIV e Hepatite, nós também ofertamos os exames citopatológicos para câncer colo de útero”, afirmou. Cecilia também avaliou positivamente a participação da comunidade e o envolvimento dos trabalhadores no evento. “As usuárias do Centro de Saúde se envolvem e consequentemente estão mais conscientizadas sobre a importância da prevenção dessas doenças e isso, para nós trabalhadores da unidade, é muito gratificante”, destacou. 

O evento que aconteceu no próprio Centro de Saúde, também contou com um treinamento perfumado de Lian Gong e com a participação de trinta e dois servidores de varias áreas e especialidades (médicos generalistas, auxiliares de enfermagem, dentistas, nutricionista (NASF), THD (instrutora de Lian Gong), enfermeiros, ACS, ACE, administrativos, porteira, auxiliar de limpeza e gerente). 

Para a moradora do bairro Juliana e usuária do centro de saúde, Marilene Martins Rego, o evento desde ano superou o do ano passado. “Eu achei maravilhoso o evento, devido ao envolvimento de todos os trabalhadores da área da saúde. Este ano foi ainda melhor do que no ano passado, participei pela parte manhã, onde houve uma abertura muito bonita com todos os participantes vestindo a cor rosa. O que aconteceu, a meu ver, foi uma troca linda entre a comunidade e os profissionais envolvidos. Convidei os moradores do prédio, fiz uma mobilização pra que todos participassem da realização. Agora, a expectativa é que no próximo ano seja ainda melhor”, destacou. Marilene que também é conselheira de saúde local ainda parabenizou a equipe do C.S Etelvina Carneiro pelo comprometimento e profissionalismo na condução do evento. “Gostaria de parabenizar os profissionais que trabalham no centro de saúde pela competência ao realizar este evento, pois são todos, sem distinção, profissionais muito humanos”, concluiu. Participaram da atividade cerca de 100 mulheres.


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: