quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Idosos são orientados sobre saúde bucal durante Fórum da Terceira Idade


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência Regional de Assistência Social Norte, realizou nesta quarta-feira, dia 25, a última edição do Fórum da Terceira Idade, deste ano. O evento aconteceu no auditório da Regional Norte (rua Pastor Muryllo Cassete, nº 85, bairro São Bernardo) e reuniu cerca de 120 participantes. 

O encontro, que ocorre na última semana de cada mês, de fevereiro a novembro, tem o intuito de promover uma discussão sobre os direitos dos idosos. Nesta edição, o fórum do idoso, como é conhecido, apresentou o tema: “Higienização e Manutenção da Saúde Bucal do Idoso”, a fim de esclarecer as dúvidas dos participantes sobre os cuidados que devem ter para evitar as doenças relacionadas. 

Na ocasião, o Cirurgião Dentista e Vereador de Belo Horizonte, Bruno Miranda, ministrou uma palestra onde abordou entre os temas relacionados á saúde bucal, a importância da higienização adequada das próteses dentarias. “Limpe bem cada face da prótese. Existem no mercado produtos efervescentes especiais para fazer a limpeza. A boca também deve ser limpa antes de se colocar a prótese no lugar novamente. Com uma escova, bem macia, massageie a gengiva, a bochecha e a língua. Faça um autoexame diariamente e confira se estão surgindo lesões que permanecem por mais de vinte dias. Além disso, não se esqueçam, é preciso consultar ao dentista regularmente”, orientou. 

O especialista explicou, ainda, algumas doenças que podem surgir devido ao descuido com a higiene bucal. “Cáries, gengivite, entre outras doenças, como, por exemplo, o câncer de boca. Por sinal, o câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O importante é se prevenirem para evitar tais problemas”, advertiu. 


A aposentada Isabete Ribeiro Sampaio, de 75 anos, moradora do bairro Primeiro de Maio, afirmou que a palestra foi muito importante, pois, segundo ela, as pessoas se descuidam e acabam perdendo os dentes. “Sempre me cuidei e, por isso, possuo todos os dentes até hoje. É interessante, também, ir a um profissional confiável; eu frequento o mesmo dentista há 35 anos e faço todos os tratamentos com ele”, disse. A idosa ainda conta o segredo para manter sua saúde bucal. “O segredo é a limpeza. Todos nós devemos nos cuidar, independente da idade. Um conselho que dou para os jovens é que deixam de ficar “luxando” e não economizem no dentista”, afirmou. 

Na oportunidade, os presentes puderam, ainda, assistir a uma peça teatral, intitulada: “A Próxima Porta”, oferecida pelo Grupo de Mobilização e Teatro da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social. O fórum recebeu, também, a representante da ONG Rede Cidadã, Mariana Almeida, que falou sobre o programa Rede Sênior. O programa oferece gratuitamente cursos para inserção e recolocação no mercado de trabalho para pessoas com mais de 55 anos. “Existem várias famílias que são sustentadas pelos idosos, ou seja, são eles os chefes de família. Muitos desejam aumentar a renda e querem trabalhar, pois, não conseguem ficar parados, por isso, oferecemos este programa para recolocá-los no mercado de trabalho”, explicou. 

De acordo com a integrante do Grupo de Convivência “Turminha Alegre” do EBHC/CRAS Felicidade, Célia Santorosa Santos, o fórum da terceira idade proporciona conhecimento, aliado à diversão. “Eu gostei muito da palestra de hoje, mas confesso que adorei o teatro, que foi lindo demais. Faço questão de participar de todos os encontros, pois, é muito bom poder ser informada e, ao mesmo tempo, me divertir”, afirmou. 

O Fórum da terceira Idade discute os direitos e deveres dos idosos na sociedade. O objetivo da realização é proporcionar interatividade e promover uma melhoria contínua no convívio social do idoso, onde são realizadas palestras com temas variados, visando disseminar informações de utilidade pública. O próximo encontro do Fórum será em Fevereiro de 2016, com data a ser definida.


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: