sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Dia da Consciência Negra é celebrado com atividades no Centro de Saúde MG20


No dia 20 de novembro foi realizado no Centro de Saúde MG20 (Rua Areia Branca, 171, Ribeiro de Abreu), um evento em celebração ao Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura lembrar à resistência do negro contra a escravidão, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Na ocasião foram realizadas diversas atividades, entre elas a apresentação do vídeo "Vozes da Resistência – Os
Quilombos Urbanos de Belo Horizonte" e de danças tradicionais da cultura afro-brasileira. Além disso, os presentes assistiram a palestras e participaram da degustação de comidas típicas. Participaram do evento cerca de 50 pessoas, dentre elas, moradores da comunidade do Quilombo Mangueiras, os membros da Comissão Local de Saúde, funcionários da unidade de saúde, acadêmicos de medicina e demais usuários. O gerente do Distrito Sanitário Norte, Moises Gonçalves de Oliveira, também esteve no local para prestigiar a o evento.
A gerente Centro de Saúde MG 20, Cleris Blanco de Souza destacou o trabalho realizado. “Considero que os membros da Comissão Local de Saúde do Centro de Saúde MG20 conseguiram divulgar a contribuição do negro para a nossa cultura. Foi um belo encontro de reflexão para o convívio sem preconceitos e em defesa da igualdade”, afirmou.

Ao final do evento o membro da Comissão Local de Saúde, Thomaz Francisco de Oliveira, fez uma reflexão a respeito da importância da mudança de atitude frente à vida, destacando as particularidades e a necessidade de todos respeitarem a história de cada grupo, favorecendo o equilíbrio da vida em comunidade. “É importante continuarmos nossa luta para efetivação dos direitos de igualdade de oportunidades para todos os grupos sociais”, encerrou emocionando a todos.


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: