terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Usuários do Centro de Saúde Heliópolis participam de Novembro Azul



O Centro de Saúde Heliópolis (Rua dos Beneditinos, 120, Heliópolis) realizou no sábado, dia 28, o “Novembro Azul”. O objetivo foi convocar os moradores, em especial os homens, a participarem dos diversos serviços oferecidos na unidade, neste último fim de semana. Os participantes puderam fazer testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite C; verificar a glicemia e a pressão arterial; receber atendimentos médicos com clínicos, nutricionista e fisioterapeuta; participar de avaliações odontológicas e físicas; serem orientados sobre várias doenças, entre elas, o câncer de próstata. Os homens tiveram, ainda, a oportunidade de atualizar os cartões de vacinas. 

Conforme o aposentado Geraldo Magela Pinto, atividade foi muito esclarecedora. “Precisamos ficar atentos, pois, o câncer, a AIDS, e demais doenças estão matando com frequência. Na verdade, os homens têm muito receio em fazer os exames, mas está na hora de mudarmos este pensamento. Não podemos ser ignorantes, acreditar que somos de ferro e fechar os olhos. Afinal, com a saúde não se brinca. Fiz questão de participar, para ficar informado e me precaver”, afirmou. 

O Gerente de Saúde da Regional Norte, Moisés Gonçalves de Oliveira, marcou presença no evento, e falou sobre a realização. “De acordo com o Ministério da Saúde os homens estão vivendo cerca de sete anos a menos que as mulheres. Isso ocorre devido ao descuido deles. O Novembro Azul serve como um incentivo para aproximá-los ao Centro de Saúde. O SUS tem como objetivo convocar as pessoas para que elas sejam mais conscientes em relação à saúde e com a própria cidadania”, disse. 
 
Sob a orientação do Professor Adriano Marçal Pimenta, os alunos do oitavo período do curso de Enfermagem, da UFMG, também fizeram intervenções durante os atendimentos com o intuito de esclarecer as dúvidas dos homens e orientá-los sobre a prevenção do câncer de próstata. “O Câncer de próstata é o segundo que mais mata os homens no Brasil, só perde para o câncer de pele. Isso ocorre em virtude do preconceito de fazer o exame. Portanto, os alunos informaram a eles que é preciso ter cuidado e prevenirem”, explicou o orientador. 

A equipe do Espaço BH Cidadania- CRAS Vila Biquinhas, também participou do Novembro Azul, com a distribuição de materiais informativos. Para o segurança e porteiro, Alberto Tadeu Rodrigues, morador do Bairro Heliópolis, a mobilização foi essencial para alertar os presentes. “Os homens são desleixados e pensam que nunca vai acontecer nada com eles. Apesar de me preocupar com a minha saúde, durante a semana trabalho muito e não tenho tempo de procurar assistência. Este evento foi ótimo, pois, aproveitei para fazer vários exames”, pontuou. 

De acordo com a Gerente do Centro de Saúde Heliópolis, Luciana Mendes e Rocha, o Novembro Azul foi um evento muito positivo e, apesar de ter sido destinado à saúde do homem, as ações se diferenciaram, pois, atenderam a todos os usuários, independente do sexo. “Procuramos realizar várias atividades de forma integral. Abordamos de forma multiprofissional os homens da nossa área de abrangência, porém, atendemos todas as pessoas que compareceram. Por este motivo, montamos uma estrutura aberta, oferecendo diversas modalidades de atendimento”, destacou. 

Ao total, foram: 45 consultas médicas; 46 avaliações odontológicas; 19 consultas feitas pelos profissionais do NASF, sendo oito consultas com Nutricionista, cinco consultas com Fisioterapeuta e seis consultas com Farmacêutico; 27 avaliações físicas; 53 testes rápidos, feitas pelas enfermeiras da unidade; 30 atendimentos na sala de vacina; 85 usuários atendidos pelos auxiliares de enfermagem, na verificação de glicemia capilar e aferição de pressão arterial; e 13 avaliações individuais pela psicóloga Trícia Maria de Araújo, responsável pelo Grupo de Tabagismo no Centro de Saúde Heliópolis. 

Luciana ainda informou que a maioria dos homens, que participaram do Novembro Azul não iam ao Centro de Saúde há mais de três anos. “Houve um esforço de toda a equipe. Fizemos um levantamento pra saber quais eram os homens que não procuravam atendimento e, com isso, as equipes de PSF - os Médicos, os Enfermeiros e os Agentes de Saúde - que visitam as casas, convocaram estes homens a participarem. Fizemos, ainda, panfletagens, espalhamos cartazes, divulgamos na internet, enfim, trabalhamos em conjunto e conseguimos chamar a atenção dos usuários, por isso, o evento foi um sucesso”, concluiu. 


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: