quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Seminário voltado para o aprimoramento da prática pedagógica reúne cerca de 600 profissionais de educação da Regional Norte


Com o intuito de proporcionar um momento de reflexão, de troca de informações e experiências, dentro de um espaço de formação para os profissionais da rede municipal de educação, foi realizado na segunda-feira, dia 09, no auditório do Centro de Atividades Didáticas (CAD1) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o 1º Seminário de Educação da Regional Norte com o tema ‘Alfabetização e Letramento: Saberes na Primeira Infância - Possibilidades de Diálogo para a Transição da Educação Infantil e o 1º Ciclo do Ensino Fundamental. 

O evento reuniu cerca de 600 profissionais das Escolas Municipais, UMEIS (Unidade Municipal de Educação Infantil) e Creches Conveniadas da Regional Norte. Estiveram presentes no local a Secretária Municipal de Educação, Sueli Maria Baliza Dias, a gerente regional de educação Shirley de Cássia Pereira de Miranda, a gerente de coordenação da Educação infantil, Mayrce Terezinha da Silva Freitas e a representante gerencia de coordenação politica de formação da Secretaria Municipal de Educação, Jerusa Tavares. 

A secretária Municipal de Educação, Sueli Baliza, iniciou sua fala parabenizando o envolvimento dos profissionais da Regional Norte e destacou a importância do encontro no sentido de multiplicar o conhecimento e fortalecer a formação teórica desses profissionais. “Nesse primeiro semestre de 2015 nós proporcionamos formação a 34 mil profissionais da rede municipal e isso é muito importante. Essa é a nossa visão, de que é preciso discutir e refletir sobre a educação do município”, disse. 

A formação organizada pela equipe da Gerencia Regional de Educação, foi direcionada a todos os profissionais da rede municipal de educação que atuam nas instituições escolares da Regional Norte, com estudantes da educação infantil e primeiro ciclo do ensino fundamental. 

A gerente de educação da Regional Norte, Shirley de Cássia Pereira de Miranda, destacou o numero expressivo de participantes que mostra o interesse em refletir sobre as praticas pedagógicas e o compromisso destes profissionais com a educação não apenas da região Norte, mas de todo o município. “A formação em serviço é fundamental, pois a oferta de uma educação pública de qualidade para todos é um grande desafio, tendo em vista a diversidade dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem”, ressaltou. 

Na ocasião foram realizadas duas palestras, a primeira delas, abordando inserção da literatura na primeira infância. A formação com o tema ‘As Possibilidades da Literatura na Primeira Infância: Os Kits da PBH para Educação Infantil e Primeiro Ciclo’, foi ministrada pelas coordenadoras do programa de bibliotecas da rede municipal de educação, Carolina Teixeira de Paula e Leila Cristina Barros. 

Já a segunda ministração, trouxe o tema ‘Alfabetizar e Letrar na Educação Infantil e 1º Ciclo do Ensino Fundamental. O que isso significa?’. A reflexão foi feita pela também assessora pedagógica da rede municipal de educação, Renata Viana Lima Rodrigues. Durante a ministração, Renata propôs aos presentes uma flexão sobre as alternativas para um ensino pleno para as crianças menores de 6 anos. Para ela o profissional de educação precisa renovar seu olhar constantemente e isso acontece em espaços de troca de informações e experiências. “Este é um ambiente de reflexão, um espaço único onde podemos repensar a prática pedagógica cotidiana, pois, nós que estamos dentro das salas de aula, muitas vezes, ficamos com um olhar engessado. E esse encontro é fundamental para que possamos refletir sobre essa situação”, afirmou. 

Além das palestras o encontro contou com a apresentação musical do cantor e compositor, Paulo Lobão. Paulo que é conhecido pela sua atuação como professor de musicalização em escolas infantis da capital e do interior, atualmente ministra palestras e cursos de prática de musicalização para educadoras de escolas públicas e particulares. 

O artista interpretou algumas canções de seu repertório e da MPB e ainda abordou a importância da participação dos educadores de formações. “Fazer esse seminário como este é muito importante para que os professores possam conviver uns com os outros, aprender, crescer, não só no aspecto de dentro das salas de aula, mas, também, na convivência pública. Essa iniciativa é brilhante e mais brilhante, ainda, é a adesão dos participantes. Podemos ver a alegria deles devido ao incentivo que é dado para que possam envolver neste aprendizado e, com isso, oferecer as crianças uma educação cada dia melhor”, pontuou. 

Para a abertura do seminário, a mestre em educação e acompanhante de educação infantil da Regional Norte, Fernanda Sena, interpretou o hino nacional brasileiro em versão acústica (voz, violão e tambor) emocionando a todos os presentes.

Equipe de organização GERED-N. 

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: