quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Jovens Mc’s da região norte duelam em Batalha de MC's no CRAS Novo Aarão Reis


O Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Aarão Reis, recebeu na quinta-feira, dia, 26, a ultima edição do Clube da Rima - Batalha de MC's de 2015, dentro do Projeto 5ª Cultural. A atividade reuniu cerca de 100 pessoas no auditório do CRAS (Avenida Risoleta Neves, 347 – Bairro Novo Aarão Reis). 

O clube da Rima- Batalha de MC's teve inicio no território de abrangência do CRAS Novo Aarão Reis, em 2014, a partir do desejo dos jovens da oficina de Graffite do Programa FICA VIVO, de terem um espaço para manifestar suas ideias, rimas e compartilhar outras manifestações da cultura Hip Hop. A partir de diálogos com diversos jovens, a atividade recebeu um formato e nome e, acontece agora dentro da programação cultural do espaço reunindo crianças, jovens e adultos de diversas comunidades. 

De acordo com o idealizador do Clube da Rima, o mestre de cerimonia, Reynaldo Reyone Ribeiro, MC Rey, o evento não é restrito a apenas um segmento dentro da cultura Hip Hop. “O Clube da Rima não e um evento só para mc’s ou rappers, é um evento da cultura hip hop. Aqui nós temos os pocket shows, os dançarinos de break os Bboys as Bgirls, temos os DJs que comandam toda essa festa, os grafiteiros que vem para nos prestigiar, então, nos temos um evento todo da cultura hip hop, cujo intuito é mostrar para as pessoas que na região norte também tem gente boa fazendo Hip Hop”, ressaltou. Rey ainda falou sobre a parceria com o CRAS. “A equipe do CRAS abraçou a ideia e estamos com esta parceria desde 2014 e hoje o CRAS é um espaço aberto para todos”, disse.

Hora da batalha 

Ao som de grandes sucessos do Hip Hop, o Dj Fernando Moreira deu inicio a programação do Clube da Rima, em seguida o mestre de cerimonia, MC Rey fez um apanhado da historia do Hip Hop para os presentes e convidou um dos jovens que participam do Clube da Rima para fazer uma apresentação de beatbox. Logo após, Rey, iniciou a Batalha de MC's com o sorteio da primeira dupla a duelar no palco do CRAS. Ao todo foram seis duplas a duelarem durante a noite com direito a desempate e bis.

O Pocket Show da noite ficou por conta do grupo Malloka. O grupo que tem quatro anos de existência já se apresentou em diversos festivais e no Carnaval de Ouro Preto neste ano. Os integrantes são os rappers Cris Silvestre, Rafael Ferreira e Bob Santos, também moradores da região norte. Antes da apresentação Bob Santos deu uma dica para os iniciantes nas batalhas de MC’s. “Eu acho que eles devem procurar se informar mais, ler e estudar mais, e não chegar apenas rimando. Hoje em dia muita gente chega para fazer freestyle e fala muita coisa sem sentido e até ofendem as pessoas e o Hip Hop não é isso. O Hip Hop é protesto, é usar a sua ideia para lutar pelos direitos, pela igualdade que falta na sociedade, é para debater a questão racismo, da intolerância religiosa, levantar questionamentos, reivindicações e etc. O meu conselho para essa garotada é esse, que eles se informem, até mesmo para fazer rimas com qualidade e conteúdo”, pontuou. 

Para técnica de cultura do CRAS Novo Aarão Reis, Andrea Souza Lima, eventos como o Clube da Rima atraem os jovens para o equipamento público fazendo com que eles se apoderem cada vez mais do espaço. “O clube da Rima é um evento que atrai a cada edição um número maior de jovens e adolescentes para o nosso equipamento fazendo com que eles se apropriem deste espaço por meio de um momento de descontração e interação, fortalecendo os vínculos comunitários e estreitando seus contatos com a cultura da qual eles fazem parte”, finalizou.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: