quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Praça Danilo Miranda Pantuzo é uma das vencedoras do Concurso Cidade Jardim 2015


A Prefeitura de Belo Horizonte premiou na segunda-feira, dia 21, os vencedores do Concurso Cidade Jardim 2015, e a Praça Danilo Miranda Pantuzo, foi uma das contempladas na Categoria praça adotada com área entre 500 e 5.000m². A área de mais de 1.300m² localizada nas proximidades das ruas Campo Verde e da Peroba, Bairro Juliana, foi implantada no segundo semestre de 2014 e é resultado de uma medida compensatória da Secretaria de Meio Ambiente. 

Além dos jardins e árvores, a praça recebeu mesas de jogos, pista de caminhada, mini ciclovia e piso intertravado, instalado em parte da área da praça permitindo a passagem da água para o solo tornando o terreno totalmente permeável. Também foram instalados uma Academia a Céu Aberto com 12 equipamentos, sob um charmoso pergolado de madeira para dar suporte às plantas trepadeiras e folhagens, visando proporcionar o sombreamento da área para dar mais conforto e bem estar aos usuários da unidade. Além disso, o local recebeu um cerceamento belga no torno para garantir a segurança de seus frequentadores. 

A Construtora EPO foi responsável pela construção da praça. A Gerência Regional de Manutenção Norte (GERMA), foi responsável por todo o projeto arquitetônico, paisagístico da praça e pelo acompanhamento da obra. O Engenheiro Civil e Gerente Regional de Manutenção Norte, Rosemar Conssenso Gea, foi responsável pelo acompanhamento de todo o processo; o projeto arquitetônico foi feito pelo arquiteto e urbanista, Gerente Regional de Projetos Norte, Matheus Márcio Carvalho, já o projeto de paisagismo foi realizado pelo engenheiro florestal da Gerência de Jardins e Áreas Verdes (GERJAV), Giovanni Nazareno Carmo. 

Reconhecimento 

Durante a solenidade foram reconhecidos os jardins, os parques e as áreas verdes mais bem cuidados da cidade e os serviços realizados pelos funcionários públicos e privados envolvidos na manutenção e no aprimoramento dos mesmos. Além disso, o Concurso premiou as iniciativas privadas que beneficiam de alguma forma o meio ambiente. 

Participaram da solenidade o Regional Norte o secretário de administração Regional Municipal Norte, Elson Alípio Júnior, o gerente de manutenção Norte, Rosemar Conssenso Gea, o gerente regional de Projetos, Matheus Márcio Carvalho e o gerente de Jardins e Áreas Verdes, Denilson José da Silva. Foram homenageados o jardineiro indicado pela Regional Norte, Maurilio Vitorio da Silva e a adotante da praça, Direcional Empreendimentos. Na ocasião servidor da PBH e diretor da Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes, Manuel Pantuzzo Teixeira, também foi homenageado. 

Concurso Cidade Jardim 

Criado no ano de 2000, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), o “Concurso Cidade Jardim” prevê a premiação de uma área para cada uma das oito categorias pré-definidas de áreas verdes. Cinco delas são relativas a áreas adotadas. São avaliados parques, canteiros centrais de avenidas e praças com área menor do que 500 m², com área entre 500 e 5.000 m² e com área maior do que 5.000 m². Também são avaliadas três a áreas não adotadas, ou seja, mantidas pela própria PBH (parques, canteiros centrais de avenidas e praças). Ainda há a premiação na categoria “Hors Concours” para áreas que se destacam sistematicamente, no contexto geral da cidade, pela qualidade dos serviços de manutenção nelas realizadas.


Praça Danilo Miranda Pantuzzo, bairro Juliana. 


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: