segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Regional Norte realiza terceiro encontro com Beneficiárias do Programa Bolsa Família



A Regional Norte por meio Gerência de Programas de Transferência de Renda e Geração do Trabalho (GERPTR-N) realizou na quarta-feira, dia 16, no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo) o terceiro e último encontro do ano com as mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família. Participaram do evento cerca de 30 mulheres, que puderam esclarecer dúvidas sobre o programa Bolsa Família e suas condicionalidades. 

O encontro teve como tema as condicionalidades da Saúde bem como o seu cumprimento de forma a garantir o acesso dos usuários aos serviços públicos de saúde, educação e assistência social, evitar situações de vulnerabilidade e favorecer o desenvolvimento da autonomia das famílias beneficiárias. Na ocasião a gerente de regulação e Informação epidemiológica da Gerencia de Saúde Norte (GEREPI), Viviane Carneiro, falou sobre a importância do encontro e o objetivo da discussão do tema com as beneficiarias do programa. “Encontrar com essas mulheres que são beneficiárias do Programa Bolsa Família e usuárias das Unidades Básicas de Saúde da Regional Norte tem muita importância. Nosso objetivo foi sensibiliza-las no compromisso de cumprir as condicionalidades na área da saúde; garantir que as crianças menores de sete anos tenham o acompanhamento do calendário básico vacinal; acompanhando o crescimento e o desenvolvimento nutricional dessas crianças; além disso, o Programa possibilita a captação precoce das gestantes para realização do pré-natal, considerando que, o quanto antes essa gestante for acompanhada, melhor será para a saúde do bebê e da futura mamãe”, disse. 



As beneficiarias também participaram de duas dinâmicas durante o encontro. As técnicas do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos da Regional Norte (PAEFI-N) Lilian Rocha da Silva Barros e Lorena Alves Machado realizaram a primeira atividade com o objetivo de trabalhar a importância do conhecimento do próprio corpo. De acordo com as técnicas o encontro foi positivo tanto para as beneficiárias do programa como para as profissionais envolvidas, devido ao compartilhamento de experiências, troca de ideias e vivências cotidianas que possibilitaram não apenas a reflexão a respeito da temática, mas, sobretudo a defesa e promoção de direitos das mulheres. Elas também destacaram que durante a dinâmica foram enfatizados os direitos sexuais e reprodutivos que ainda se apresentam como desafio tanto para as mulheres como para as políticas públicas.

Já a dinâmica de encerramento foi realizada pela técnica Ana Carolina Scafutto da Gerência de Programas de Transferência de Renda e Geração do Trabalho (GERPTR-N). “Finalizamos o Encontro com a dinâmica da Árvore dos Sonhos. A árvore de natal foi decorada com bolinhas produzidas pelas participantes que escreveram seus sonhos e projetos para o ano de 2016. O resultado para todos os envolvidos foi riquíssimo e proporcionou reflexões quanto ao planejamento para 2016”, pontuou. 

A atividade foi precedida por outras duas com as temáticas: Conhecendo o Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico e Condicionalidades da Educação. De acordo com a Gerente de Programas de Transferência de Renda e Geração de Trabalho, Ana Paula Nascimento, o planejamento o projeto ‘Encontro com as Mulheres Beneficiárias do Programa Bolsa Família’ partiu do interesse em compreender a realidade das mulheres e de que forma o benefício impacta no processo de autonomia e empoderamento delas.





FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: