quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Conselho Tutelar da Regional Norte conta com nova equipe




Desde o início deste ano, a Regional Norte conta com uma nova equipe de conselheiros tutelares. Cristina Ferreira da Silva, Edson de Moraes, Ângela Cristina Silva, Jussara Conceição de Freitas Otoni e Ana Paula Santos da Silva, foram eleitos através de voto direto pela comunidade em outubro de 2015. Esta foi a primeira vez que a escolha ocorreu de forma simultânea no território nacional. Em Belo Horizonte mais de 30 mil moradores foram às urnas e escolheram os 45 conselheiros tutelares da capital.

Para a Presidente do Conselho Tutelar da Regional Norte, reeleita pelo segundo mandato, Ana Paula Santos da Silva, a nova formação possibilitará mudanças. ”Estamos conversando para encontrarmos possíveis melhorias que podem ser feitas. Os desafios são enormes e teremos muito trabalho pela frente, mas fica a certeza de que não faltará garra para executá-los. Essa nova equipe chega pra renovar, e estamos confiantes disso”, afirmou.

Instituídos pelo Estatuto da Criança e dos Adolescentes (ECA), os conselhos tutelares começaram a ser instalados no início da década de 90. Esses profissionais operam no enfrentamento à negligência, à violência física e psicológica, à exploração sexual, e a qualquer forma de violação de crianças e adolescentes. Eles precisam atuar tanto em situações de direitos ameaçados ou violados, como na fiscalização de entidades que trabalham com a infância. Próximo das comunidades, o Conselho Tutelar precisa funcionar como uma ponte que liga a população aos órgãos públicos. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDHPR), esse aparelho é o destino de 70% das denúncias recebidas pelo Disque 100.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: