sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Território N2 recebe reunião do balanço do Planejamento Participativo Regionalizado



Mais de 300 pessoas dentre moradores e comerciantes da região Norte, gestores e servidores da PBH, participaram na quinta-feira, dia 21, da reunião de balanço do Planejamento Participativo Regionalizado, realizada no Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Aarão Reis (Avenida Risoleta Neves, 387, Novo Aarão Reis). O encontro é o terceiro realizado na região e é correspondente ao território Norte 2 (N2), que abrange os bairros Conjunto Floramar, Granja Werneck, Jardim Felicidade, Lajedo, Maria Tereza, Mirante, Monte Azul, Novo Aarão Reis, Novo Tupi, ribeiro de Abreu (parte), Solimões, Tupi A e Tupi B. 

A abertura do evento ficou por conta do Secretário Regional Norte, Elson Alípio Júnior que saudou os presentes e ressaltou o comprometimento da comunidade. “Hoje é um dia muito importante para nós, porque é o dia prestamos conta daquelas propostas que a população construiu junto com a prefeitura em 2011. A reunião do PPR o lugar onde a população pode pontuar os acertos, sugerir melhorias e indicar onde estamos errando, até mesmo para que possamos corrigir esses erros e potencializar o atendimento ao cidadão, que é a razão de ser da Prefeitura”, disse. 

A apresentação do status de algumas das 56 propostas levantadas pelos moradores do território N2 nos encontros do PPR realizados em 2011 foi realizada pelo secretário municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, Josué Valadão. Na ocasião, o secretário destacou algumas das principais realizações da administração municipal no território, como obras de infraestrutura, habitação, saneamento e implantação de serviços públicos. Em sua fala, enfatizou a importância do planejamento de territórios com características e necessidades como as do território Norte 2. “Assim como planejamos a nossa vida, as nossas atividades, planejamos a vida da cidade. Quando discutimos ações e implantação de serviços públicos para um Território como o N2, falamos de uma área que é maior em população comparada a outras cidades, por isso, a importância do planejamento”, afirmou.


Entre as propostas apresentadas está a criação de UMEIS nos bairros Tupi A, Tupi B e Lajedo, o desenvolvimento e aprimoramento de programas de atividades de esporte, lazer e cultura de apoio de monitores voltados para crianças, jovens, adultos e idosos e a revitalização dos córregos da região tais como o Ribeirão do Onça, Tamboril (Jardim Felicidade) e Catulo da Paixão Cearense (Tupi). Ao final da explanação, Josué Valadão e o secretário da Regional Norte, Elson Alípio Júnior, acompanhados por outros gestores da PBH, como o secretário municipal de Saúde, Fabiano Pimenta, responderam a perguntas dos presentes e esclareceram dúvidas sobre ações em diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura e habitação. 

Na oportunidade o Secretário de Saúde, também fez uma explanação sobre as ações que a PBH vem desenvolvendo contra o mosquito Aedes aegypit, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus, como os mutirões intersetoriais e convocou a comunidade a se envolver na luta. 

Rondineli destaca o crescente envolvimento da população.
Para o morador e Presidente da Associação dos moradores do Bairro Monte Azul, Sebastião Lafaiete da Silva, a reunião do PPR foi positiva. “A reunião foi muito boa, fiz uma pergunta e fui contemplado na minha resposta. Perguntei sobre a revitalização e iluminação do trecho próximo a entrada do bairro Monte Azul e a revitalização do nosso Centro de Saúde”, pontuou. Já para o comerciante e morador do território N2, Rondineli Pereira de Jesus, as reuniões do PPR buscam diminuir a distância da comunidade com o poder público, mas, as ações podem melhorar ainda mais. “A comunidade está se envolvendo mais e cobrando mais do poder público e isso é muito importante para a cidade”, avaliou. 

O PPR, lançado pela PBH em 2011, visa incorporar o conceito de planejamento em médio e longo prazo entre os moradores da capital mineira. Para a realização da iniciativa, a Prefeitura tomou como referência os 40 Territórios de Gestão Compartilhada (TGCs) nos quais a cidade é dividida, levantando e analisando, durante as dezenas de reuniões realizadas em 2011 e em 2012, cerca de 2.500 propostas apresentadas pelos cidadãos de cada localidade. A próxima reunião do PPR será no Território Oeste 2 (O2), na terça-feira, dia 26, às 19h, na Escola Municipal Padre Henrique Brandão (rua Rua Crispim Jaques, 987, bairro Vista Alegre). 


Metodologia de acompanhamento 

De acordo com a metodologia de monitoramento e acompanhamento das propostas, que está sendo apresentada durante as reuniões em cada um dos territórios, os moradores poderão consultar o status das sugestões apresentadas por meio de diversos canais, que envolvem atendimentos presenciais, telefônicos e consultas ao Portal da Gestão Compartilhada (gestaocompartilhada.pbh.gov.br). No caso da região Norte, o plantão de atendimento do PPR será feito na secretaria regional (rua Pastor Muryllo Cassete, 25, São Bernardo), pessoalmente ou pelo telefone 3277-7361. As informações sobre as ações do programa em cada território, bem como as agendas de reuniões do PPR, também podem ser acompanhadas pelo Portal da Gestão Compartilhada.

Sec. de Obras e Infraestrutura  Josué Valadão com moradores do Território N2.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: