segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Regional Norte mobiliza funcionários para o combate do mosquito Aedes Aegypit


A Secretaria de Administração Regional Norte por meio da Gerência de Saúde Norte e Gerência de Zoonoses, promoveu no dia 15, sexta-feira, uma mobilização para os servidores no auditório da sede (rua Pastor Muryllo Cassete, 85, bairro São Bernardo). O objetivo do encontro foi discutir os desafios enfrentados na região, e as ações que estão sendo realizadas para diminuir a proliferação do mosquito Aedes aegypit transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Participaram do evento cerca de 120 funcionários das gerências da secretaria dentre eles, os Agentes de Controle de Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os gerentes de unidades de saúde. 

Na oportunidade, o Gerente de Saúde Norte, Moisés Gonçalves, ressaltou a importância do envolvimento dos profissionais na tarefa de impedir a proliferação do mosquito. “Só por meio dessas capacitações que podemos de alinhar as ações adotadas, unir os esforços, e levar a informação sobre os desafios que estamos enfrentando. Isso é muito importante, pois, com um trabalho em conjunto conseguiremos êxito na luta contra o Aedes aegypit”, alertou. 

Na ocasião a Gerente de Regulação e Informação Epidemiológica do Distrito Sanitário Norte, Viviane Carneiro, apresentou dados recentes sobre as doenças relacionadas à picada do mosquito no território. Para ela o encontro serviu de alerta. “Estamos nos mobilizando para que esse número diminua, pois, nessa primeira quinzena de janeiro, já são 16 casos de dengue confirmados na norte e ainda temos mais de 130 pendentes. A situação é preocupante em toda a cidade e, obviamente, precisamos ficar atentos e trabalhar forte para mudarmos o quadro atual”, afirmou. 


O Gerente de Zoonoses Norte, Diogo Ornelas, também chamou a atenção dos presentes no encontro para intensificar os trabalhos, no intuito de eliminar todos os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Para o gerente a luta deve ser uma parceira entre o poder público e a população. “A comunidade precisa contribuir para que consigamos vencer essa guerra. Não adianta apenas um lado se mexer. As pessoas não podem continuar a jogar lixo nas ruas ou acumular lixo em suas residências. É preciso que cada um faça a sua parte e todos tenham consciência dos riscos em que estamos submetidos”, concluiu. 


De acordo com relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), na última sexta-feira, dia 22, foram confirmados no ano de 2015, 16.439 casos de dengue. Já em 2016, até o momento, a capital possui 229 casos confirmados de dengue. Há 2.699 casos notificados, pendentes de resultados. Além dos 229 casos confirmados, durante o ano de 2016, outros 98 notificados foram investigados e descartados. A regional com o maior número de casos confirmados é o Barreiro, com (57) ocorrências, seguida pelas regionais Noroeste (38) e Norte (29).


A luta contra o mosquito Aedes aegypit não pode parar, por isso, a Regional Norte tem desenvolvido e intensificado diversas ações como palestras, distribuição de materiais informativos, treinamento dos profissionais, e a realização de mutirões intersetoriais contra o mosquito. 


 FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: