terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Regional Norte realiza 5º mutirão intersetorial contra o mosquito Aedes aegypit


A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), juntamente com a Defesa Civil de Belo Horizonte e a Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, realizaram nos dias 20 e 25, quarta-feira e segunda-feira, o quinto mutirão intersetorial de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. A ação coordenada pelo Grupo de Eliminação do Aedes aegypti (Geades), aconteceu no bairro Novo Aarão Reis, localizado no território Norte 2. 

O mutirão contou com o apoio de agentes da Defesa Civil da capital, Gerência de Saúde Norte (GERSA-N), Gerência de Licenciamento e Fiscalização Integrada (GRFIL-N) e Gerência de Limpeza Urbana (GERLU-N). Também participaram ativamente da atividade 25 agentes de controle de endemias (ACE), 10 agentes comunitários de saúde (ACS) do Centro de Saúde Novo Aarão Reis, Vigilância Sanitária e outros servidores da Regional Norte, que deram apoio logístico ao trabalho. 

Na quarta-feira, dia 20, foram realizadas averiguações durante a Operação Pente-fino nos 1.400 imóveis, situados em 09 quadras, com a retirada de inservíveis e orientação dos moradores. No dia 25, segunda-feira, pneus, latas, garrafas, vasos, móveis, banheira, entre outros materiais, foram coletados durante o mutirão. O trabalho de mobilização e orientação da comunidade começou na quinta-feira, dia 21 e se estendeu até o sábado, dia 23. Um carro de som circulou pelas ruas do bairro sensibilizando os moradores. O segundo dia de operação Pente-fino aconteceu em 1.225 imóveis, em 19 quadras. Nos dois dias de operação foram realizadas 37 viagens para o aterro, totalizando 38,23 toneladas de inservíveis coletados. 

O Gerente Regional de Saúde Norte, Moisés Gonçalves, orientou os profissionais antes da ação. “Precisamos ficar atentos e fazer as vistorias, por que é isso que vai gerar um impacto positivo, ao ocasionar a redução dos focos do mosquito. Muito importante ver toda a politica pública da Regional Norte concentrada para juntos diminuirmos os casos na nossa região. Este é um processo de prevenção e, por isso, contamos com a participação de todos para que sejamos efetivos”, ressaltou. 

O mutirão no bairro Novo Aarão Reis, desta semana, foi o quinto realizado na região Norte, sendo o resultado de uma serie de ações programadas pelo Geades, grupo criado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do decreto 16.182, publicado em 22 de dezembro de 2015, que instituiu situação de emergência na capital. O Geades tem o objetivo de unir forças das múltiplas esferas da administração municipal para enfrentar a proliferação e as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypit. O grupo é liderado pelo secretário da Saúde, Fabiano Pimenta, e pelo Coordenador Municipal de Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas Alves. 

De acordo com o Gerente Regional de Zoonoses, Diogo Ornelas, as ações realizadas no bairro Novo Aarão Reis tiveram atenção especial. Ele explicou o motivo. “São mais de 400 casos notificados na região norte nessas últimas semanas; cerca de oitenta destes no Novo Aarão Reis. Fizemos um mutirão na semana passada e ficamos assustados com a quantidade de focos encontrados. Dessa vez, estivemos em outra parte do bairro, considerada ainda mais crítica”, pontuou. Para ter sucesso nos mutirões, Diogo afirmou, ainda, que foi montada uma grande estrutura. “Contamos com o apoio da Defesa Civil e dos fiscais da Vigilância Sanitária e da Fiscalização Integrada, entre outros. Orientamos aos moradores para colocar os inservíveis do lado e fomos às residências reforçando a importância da ação. O objetivo é evitar ao máximo a proliferação do mosquito nesse território”, concluiu.


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: