terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Escola da norte vence concurso e representa Minas Gerais em Brasília


          

A Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga - EMPDA (Rua Coquilho, 10, Jaqueline), se consagrou campeã do concurso “Descobrindo a Amazônia”. O prêmio foi concedido graças a um vídeo feito por alunos da escola pública, localizada na região norte da capital. Para participar, e concorrer ao prêmio, estudantes de várias cidades do país fizeram vídeos, com duração máxima de três minutos, sobre o tema "Água: conexão entre povos e cooperação regional para o desenvolvimento sustentável da Amazônia". O concurso foi dividido em três categorias: "Vídeo Vencedor", "Menção Honrosa" e "Vídeo Mais Curtido". 

No total, foram inscritos 90 vídeos de 13 municípios brasileiros. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 7 de dezembro, no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em Brasília. Na ocasião, o Embaixador Sérgio Danese presidiu o encontro. Durante a realização, foram exibidas as amostras dos 17 vídeos selecionados. Dentre elas, a produção de Yasmin Vitória Souza Nascimento, uma das idealizadoras do vídeo campeão, na categoria “Vídeo Vencedor”. A estudante, de Belo Horizonte, disse que foi uma experiência incrível em sua vida. “Aprendi muito sobre a Amazônia. Uma mistura de sensações que envolveram alegria e reconhecimento. A receptividade foi ótima e não posso reclamar de nada; especial e inesquecível”, afirmou. 


Yasmim disse, ainda, que teve muita sorte de ser selecionada, e que pretende contribuir para trabalhos futuros na escola. “No dia do sorteio eu não estava presente e mesmo assim saiu o meu nome. Trabalhamos em equipe; éramos quatro colegas na produção. Fizemos o vídeo na área verde que tem atrás da minha escola, e tivemos a colaboração da professora Andréa. A partir de agora, pretendo participar de outros projetos como esse e, obviamente, contribuir com os meus colegas e incentivá-los”, pontuou.

Escolas públicas de Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Cuiabá, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro, Santa Rosa do Purus, São Paulo e Tabatinga participaram do concurso promovido pelo Itamaraty, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).


Conforme a professora da EMPDA, Andréa Caroline Correia Silva, que atuou como coordenadora no processo de criação do vídeo da equipe de Yasmim, a atividade foi muito positiva, tanto para os estudantes quanto para ela. “Tivemos um material de trabalho muito rico. Os alunos se empenharam e, com isso, passaram a serem multiplicadores do projeto. Uma novidade para eles, pois, muitos desconheciam a verdadeira Amazônia”, garantiu.

Andréa destacou, também, o orgulho que teve com a conquista, e que a viagem, ganhada como prêmio, possibilitou conhecer novas culturas e, além disso, serviu de exemplo na importância da conscientização. “Fomos para Manaus e conhecemos a diversidade cultural existente lá. E viajamos para Brasília, para participar da cerimônia de premiação, ao lado de várias autoridades importantes. Representamos Belo Horizonte e o estado de Minas Gerais, em âmbito nacional e internacional”, concluiu.   

O concurso ofereceu aos jovens estudantes brasileiros, com idade entre 12 e 14 anos, a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a maior floresta tropical do mundo. A Escola Municipal Vinícius de Moraes, na região do Barreiro, foi outra representante da capital na iniciativa, sendo premiada na categoria “Menção Honrosa”, por meio de um trabalho realizado pela aluna Larissa Gabriele Moreira e coordenado pela professora Aline Michel Barbosa Gomes. 





FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).


Nenhum comentário: