quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

FIQUE ATENTO: Mosquito Aedes aegypit pode usar água parada em lajes e calhas para se procriar


O período de chuvas, é o momento ideal para redobrar a atenção nas residências. Afinal, mesmo os pontos que não são bem visíveis, como lajes e calhas, podem abrigar larvas do mosquito Aedes aegipyt. Portanto, é necessário inspecionar diariamente estes locais, e fazer a limpeza e a desobstrução das saídas de água. A orientação é que as lajes das obras paradas tenham sistema de escoamento de água, com canos que possam drenar o acumulado durante a chuva. Além disso, devem ser evitados sobre a laje alguns objetos, como: tambores, material de construção, dentre outros. 

Nas lajes das casas habitadas, onde ainda não há cobertura, o ideal é que o morador puxe a água com auxílio de um rodo, o que poderá evitar, ainda, as infiltrações. O mesmo pode ser feito nas calhas, que precisam estar livres de materiais que venham a dificultar a saída da água da chuva. 

O combate ao mosquito Aedes aegypit deve ser constante. A ação de controle é um dever de todos. A Prefeitura faz a sua parte, com a realização de mutirões. Durante estas inspeções, agentes vistoriam as casas em busca de objetos que possam acumular água, orientam os moradores, e removem entulhos com auxílio de máquinas e caminhões. Os munícipes também devem ser parceiros da administração municipal nesse trabalho. O interior das residências, os quintais e as lajes devem ficar livres de água parada.


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: