quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Regional Norte declara guerra contra o mosquito Aedes aegypti


A Regional Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) em parceria com a Coordenadoria de Defesa Civil, tem realizado diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Para isso os gestores traçaram estratégias a fim de alertar e conscientizar os moradores da região norte da capital. A batalha contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus tem sido reforçada no território desde o final do ano passado, prova disso, foi o mutirão realizado no dia 30 de dezembro de 2015, no bairro Floramar, onde 2.261 imóveis, localizados em 40 quadras, passaram pelo “pente fino”. 

Para intensificar os trabalhos, na terça-feira, dia 5, aconteceu no auditório da Regional Norte (rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo) uma palestra com o Coordenador da Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas Alves. Na oportunidade, ele explicou a situação da capital, e ressaltou a importância da colaboração de todos. “Estamos num quadro complicado, mas podemos mudá-lo com a participação de todos. A Defesa Civil não é um órgão, é um sistema formado pelo poder público, pelo setor privado e, também, pela comunidade. Só trabalhando em conjunto conseguiremos", pontuou. O evento teve a participação de cerca de 120 pessoas, dentre elas, o Secretário da Regional Norte, Elson Alípio Junior. 

Mutirões em 2016


Na quarta-feira, dia 6, os bairros Jardim Guanabara e Jardim Felicidade receberem o mutirão intersetorial de combate ao mosquito Aedes aegypit. Na ocasião, foram realizadas averiguações nos 3.385 imóveis, situados em 55 quadras, com a retirada de inservíveis, orientação aos moradores, e distribuição de material educativo. De acordo a dona de casa, Maria Rodrigues da Silva, as pessoas devem ficar atentas e não se descuidarem. “Eu sempre olho o meu lote, limpo tudo direitinho, e meus vizinhos que moram ao lado também tomam cuidado, mas eles já pegaram dengue. O problema é que nem todos os moradores do Guanabara fazem a parte deles”, afirmou. 

Nesta quinta-feira, dia 14, ocorreu o mutirão no bairro São Tomás. Pneus, latas, garrafas, vasos, móveis, entre outros inservíveis, foram coletados na ação. O trabalho de mobilização e orientação da comunidade começou na terça-feira, dia 12. Para reforçar a atividade, um carro de som veiculou informações sobre o evento, na área de abrangência do Centro de Saúde São Tomás, que ultrapassa 1.015 imóveis, em 12 quadras. Vários profissionais estiveram envolvidos: Agentes de Controle de Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), profissionais da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), das gerências de Saúde, Manutenção e Limpeza Urbana da Regional Norte. 

Todas as ações foram coordenadas pelo Grupo de Eliminação do Aedes aegypti (Geades), criado após ser declarada a situação de emergência no município, no dia 22 de dezembro de 2015, pelo decreto 16.182. O Geades tem o objetivo de unir forças das múltiplas esferas da administração municipal, para enfrentar a proliferação e as doenças transmitidas pelo mosquito, como explica o Gerente Regional de Zoonoses, Diogo Ornelas. “Estamos trabalhando para que haja uma redução significativa no número de casos na nossa região. Sendo assim, a ideia é intensificar a luta contra o mosquito. Para que isso ocorra, é preciso que as pessoas tenham consciência e tomam os cuidados necessários”, concluiu. 

Além dos mutirões que estão programados para serem realizados ao longo deste ano, foram feitos bloqueios em áreas específicas com aplicação de inseticida com bombas motorizadas com o produto UBV, precedidos por alertas com carro de som, principalmente, nas áreas onde a infestação do mosquito é maior. As ações terão continuidade em outros bairros, por meio da equipe de Controle de Zoonoses da Regional Norte e técnicos da Defesa Civil. A imprensa local também esteve presente em todos os eventos.



FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: