segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Bloquinho infantil foca Carnaval no combate ao Aedes aegypti


No último dia 5, sexta-feira, a Creche Etelvina Caetano de Jesus, instituição sem fins lucrativos que desenvolve o trabalho de apoio sociofamiliar, educação infantil e socialização infantojuvenil no bairro Primeiro de Maio, região Norte da capital, levou dezenas de foliões mirins juntamente com a comunidade escolar para participarem do bloco infantil: “PROCURADO - Mosquito Aedes aegypti. Recompensa: Povo feliz”. A ideia é promover a conscientização sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor também da febre chikungunya e do zika virus. 

Participaram cerca de 80 pessoas, entre alunos, pais e professores da instituição. O bloco infantil saiu pelas ruas do entorno da creche, as crianças cantaram e dançaram as marchinhas de carnaval, chamando a atenção da comunidade sobre os cuidados necessários para não deixar o Aedes aegypti se reproduzir. “Nós fizemos um desfile de carnaval com as crianças dando a volta no quarteirão. O objetivo foi conscientizar e convidar a comunidade a unir forças para prevenir e combater a dengue e as demais doenças causadas pelo Aedes aegypti”, destacou o diretor da instituição conveniada com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Gleison Henriques. 

O diretor explicou que foi desenvolvido um trabalho com os alunos e com a comunidade escolar de conscientização. De acordo com ele, as educadoras, trabalharam o tema por meio de rodas de conversa, reportagens, livros, vídeos, debates, entre outros. A proposta educativa foi desenvolvida pela coordenadora pedagógica da creche, Luciana Perdigão. As professoras trabalharam o tema dentro das salas com as crianças, que produziram as marchinhas e confeccionaram os cartazes, as máscaras, bandeiras, panfletos informativos com desenhos, colagens e todo o material que elas levaram para o bloco. 


Andrea Marques, moradora do bairro e mãe da aluna do 3º período, Helena Marques, fez questão de participar do bloquinho da conscientização. Para ela conscientizar as crianças é pensar em um futuro melhor. “As crianças de hoje estão mais conscientizadas sobre as coisas que acontecem ao seu redor, como é no caso da dengue e todas essas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. E eu acredito que é essa nova geração, mais conscientizada e informada, que vai mudar as coisas, por isso, nós temos que procurar sempre apoiar e incentivar essas iniciativas”, afirmou. 

De acordo com Gleison, todos os anos a creche coloca seu bloquinho na rua, e o tema deste ano foi escolhido com base no aumento considerável do numero de casos de dengue, o que se agravou com o aparecimento da chikungunya e do zika vírus. “Com base nesses dados vimos a importância de nos fortalecer para acabar com essa epidemia. Acreditamos que para mudar esse cenário devemos dar alguns passos importantes e um deles é conscientizar as crianças desde cedo sobre as doenças transmitidas por esse inseto, como evitar sua proliferação e pensar em maneiras de combatê-lo”, concluiu.

Crianças de todas as idades participaram do bloquinho.
FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: