quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Estudantes da região Norte se divertem em atividades do Programa Escola nas Férias 2016


Com o intuito de oferecer lazer aliado a aprendizagem, as 20 escolas municipais da Regional Norte, ofereceram entre os dias 18 e 22 de janeiro, uma programação especial para seus alunos, e cheia de diversão. Eles participaram de mais uma edição do programa “Escola nas Férias” (PEF), uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação com o apoio das gerencias regionais de educação.
Ao todo, cinco mil estudantes das escolas municipais da região Norte compareceram às instituições para a realização de atividades lúdicas, esportivas e culturais, o que garantiu a diversão da garotada no inicio do ano. 

Os alunos participaram de oficinas de esporte, informática, pintura de rosto e cabelo, jogos pedagógicos, artes, música, escorredor de sabão, pula-pula, e muito mais. As escolas também ofereceram três refeições diárias, incluindo o almoço. Passeios pelos parques de BH, museus, cinemas e pontos turísticos da capital. De acordo com o professor Rodrigo Borges, foi um momento de interação entres os envolvidos. “O principal objetivo do programa é oferecer aos participantes momentos de alegria e prazer, através das oficinas e passeios, com segurança e qualidade”, afirmou. 

A Escola Municipal Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu (EMDLRA), por exemplo, promoveu uma festa temática para o encerramento das atividades. De acordo com Juliana Tófani de Sousa, diretora da unidade, mais de 300 crianças e adolescentes participaram da atividade. “Com o tema "Praia" a EMDLRA recebeu na edição de janeiro de 2016, do Programa Escola nas Férias, mais de 300 participantes, com a alegria de sempre. Realizamos diferentes oficinas, brincadeiras, passeio no cinema, no Minas Shopping, muita música e para encerrar a tradicional festa com animação dos mergulhadores no "fundo do mar". Foi um sucesso a nossa programação.” disse.

Outra instituição que também atraiu centenas de estudantes nas férias foi a Escola Municipal Herbert José de Souza (EMHJS). A escola ofereceu aos alunos, aula dança, capoeira, música, atividades de saúde e beleza, tatuagem de rena, grafite, oficina de bijouterias, brincadeiras, Slacklaine, passeios entre outros. A diretora da instituição, Iolane Vieira, contou que nem a chuva conseguiu afastar as crianças da escola. “A chuva foi um ingrediente a mais para fazer a alegria da criançada no futebol de sabão”, destacou. A “Festa Luau”, realizada no último dia de atividades, contou com uma apresentação de dança e musica feita pelos próprios alunos da escola durante as oficinas de dança da programação do PEF. “O Escola nas Férias deste ano vai deixar saudades. Gostaria de parabenizar ao Derek Borges e todas as crianças que participaram. Foi muito lindo”, afirmou.

A gerente regional de Educação, Shirley de Cássia de Miranda, destacou a importância do PEF para as crianças e adolescentes da região. “O Programa Escola nas Férias é muito importante para as famílias, crianças e adolescentes considerando-se, inicialmente, o período no qual ele ocorre, pois muitos pais estão trabalhando e seus filhos ficam em casa, sem opção de lazer. Nesse sentido, através do Programa, as crianças têm oportunidade de participar de várias atividades nas escolas como as oficinas de esporte, arte, lazer e cultura e em vários outros espaços da cidade”, destacou. 

A PBH mobilizou as Secretarias Municipais de Educação e de Políticas Sociais, e as adjuntas de Segurança Alimentar e Nutricional, e de Esportes, além das Fundações de Parques e Jardins, Zoobotânica e Fundação Municipal de Cultura na realização do evento. Para compor a agenda e fortalecer a articulação entre escolas e comunidade, parques, museus, clubes, outros espaços culturais e educativos, mais os parceiros de cada unidade escolar, ofertaram programações exclusivas.

Todos os agentes que participaram do programa “Escola nas Férias” passaram por uma formação, ofertada pela Gerência de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura, com a finalidade de qualificar as práticas educativas cotidianas. A intenção é que a partir da vivência escola-comunidade, professores, educadores e gestores escolares e de equipamentos públicos de lazer e cultura possam ampliar suas ações ao longo do ano, ampliando conjuntamente as oportunidades educativas dos estudantes.
A criançada aproveitou o calor para se refrescar tomando um picolé. 

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: