sexta-feira, 29 de abril de 2016

Dia D de Vacinação Contra a Gripe acontece neste sábado

Os 148 centros de saúde da capital estarão abertos

 durante todo o dia para imunização do público alvo


A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em parceria com a Secretária de Estado de Saúde e Governo Federal, promove neste sábado (30/04) o Dia D de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. O secretário municipal de Saúde, Fabiano Pimenta, participa da solenidade de lançamento oficial da campanha, no Centro de Saúde Cachoeirinha (Rua Borborema, 1.325 – bairro Renascença), às 8h30.

Durante todo o dia, a vacina estará disponível nos 148 centros de saúde de Belo Horizonte, de 8h às 17h, para as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha. O sábado é o Dia D, mas a vacina contra a gripe estará disponível até o dia 20 de maio. A expectativa é que sejam vacinadas 669 mil pessoas na capital.

O público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde é formado por idosos a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, indígenas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Em 2015, Belo Horizonte ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) de vacinar 80% do público-alvo. Foram vacinadas 615 mil pessoas, uma cobertura de 92%. 
 
A vacina contra a gripe é trivalente e imuniza contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). Ela apresenta níveis de segurança de padrão internacional e estudos indicam que os eventos adversos são raros e, usualmente triviais, como: dor no local da injeção, vermelhidão, enduração e febre. Os sintomas, geralmente, desaparecem em 48h.
 

Evento: Dia D de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação Contra a Gripe

Local: Centro de Saúde Cachoeirinha – Rua Borborema, 1.325 – bairro Renascença

Data: 30/04/16 (sábado)

Horário: 8h30
 

FONTE: Secretaria Municipal de Saúde – SMSA / Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: