quinta-feira, 28 de abril de 2016

Seminário da Saúde

Ocorreu no dia 20 de abril, o seminário explicativo realizado no auditório da regional norte com o objetivo de orientar sobre o preenchimento da Ficha de Atividade Coletiva Saúde Bucal e alinhar pontos relacionados ao processo de trabalho dos profissionais Cirurgiões Dentista, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e informar sobre a informatização da odontologia.

Os representantes participantes foram Dra Ana Pitchon - Coordenação da Saúde Bucal; Dr. Marcelo Fonseca Pimentel - Referência Técnica da Gerência de Atenção à Saúde Norte (GERASA N); Solange da Silva Abreu - Técnica de Informática da Gerência de Tecnologia de Informação em Saúde (GTIS); José Augusto Pereira Alves – Técnico de Informática da Gerência de Regulação Epidemiologia e Informação da Norte (GEREPI N); Ana Paula Ferreira - Referência Técnica da Gerência de Regulação Epidemiologia e Informação da Norte (GEREPI N).
 

O processo de informatização na Saúde Bucal na Atenção Básica ocorreu na odontologia em meados de setembro de 2015, após a aquisição de micro computadores pela SMSA, o processo foi iniciado no distrito norte com o apoio da Gerência Distrital de Atenção à Saúde (GERASA), da Gerência Distrital de Regulação, Informação e Epidemiologia (GEREPI) e da Gerência de Tecnologia de Informação em Saúde (GTIS).

A partir de agora o processo de informatização da odontologia avança, o atendimento coletivo passa a ser registrado no e-SUS que é uma estratégia desenvolvida pelo departamento de Atenção Básica a Saúde para atuar em escala nacional. Esse avanço faz parte da proposta de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde, do Ministério da Saúde, buscando a qualificação do gerenciamento das informações fundamentais, proporcionando um melhor atendimento à população. A informatização irá substituir o registro feito em fichas de atividades coletivas.

As informações serão envidas para o Ministério da Saúde através dos profissionais odontológicos, aperfeiçoando o conhecimento da situação epidemiológica dos municípios, melhorando as estratégias em saúde. As Fichas de Atividade Coletiva têm como objetivo registrar as ações realizadas pelas equipes e proporcionar o planejamento das atitudes que devem ser tomadas para atender a demanda da população daquela região. 

 
FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: