terça-feira, 24 de maio de 2016

VI Roda de Conversa do Projeto Família Cidadã - CRAS Novo Aarão Reis

A VI Roda de Conversa do Projeto Família Cidadã, BH Sem Miséria ocorreu no espaço BH Cidadania Novo Aarão Reis na quarta-feira (11). A Roda de Conversa tem como objetivo criar um espaço para o diálogo, reflexão e compartilhamento de informações sobre as ações promovidas pelo Programa BH Cidadania.

Em 2016 as rodas de conversa regionais estão trabalhando o tema Metodologia de Trabalho com as Famílias Cidadãs. Aproximadamente 200 servidores públicos das áreas de assistência social, saúde e educação participaram da roda de conversa sobre as Relações Intersetorias e Estratégias para Acompanhamento das Famílias Cidadãs.

Foi apresentada para os servidores a metodologia de Terapia Comunitária Integrativa desenvolvida pelo médico Luciano de Lima Carneiro, com o objetivo de desenvolver esse método no acompanhamento com as famílias cidadãs, contando com o apoio da equipe da SMSA na condução e organização desse trabalho.


Os objetivos da Terapia Comunitária são: reforçar os vínculos entre as pessoas, resgatar e respeitar a cultura de cada um, mobilizar os recursos e as competências locais, para promover a saúde mental comunitária, construir uma rede social de proteção e inserção, promover uma cultura de paz, escuta qualificada e acolhedora.

 A Terapia Comunitária se baseia em cinco pilares, sendo eles:

· Pensamento sistêmico: fazem parte do problema todos àqueles que estão envolvidos na situação, não apenas o membro sintomático.


· Teoria da comunicação: todo comportamento é comunicação (gestos e atitudes) e toda comunicação tem dois componentes, o conteúdo e a relação entre os interlocutores.

· Antropologia cultural: tem por objetivo o estudo do homem e das sociedades humanas na sua vertente cultural.

· Resiliência: possibilidade de sair da vitimização.

· A pedagogia de Paulo Freire diz que ensinar é um exercício de diálogo, de troca, de reciprocidade. 

"Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre.“

Paulo Freire

O curso de Terapia Comunitária tem a carga horária distribuída em 240 horas/aula que confere certificação de capacitação profissional, distribuídas em aspectos teóricos (em imersão), vivências terapêuticas, técnicas de relaxamento e autoconhecimento (em imersão), realização de práticas em Terapias Comunitárias e intervisões. As horas/aula são divididas em 100 horas módulos, 80 horas intervisão e 60 horas de rodas. Os passos da Terapia Comunitária são acolhimento, escolha do tema, contextualização, problematização, rituais de agregação e conotação positiva.




FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: