quinta-feira, 19 de maio de 2016

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Equipes da saúde, educação e assistência social




A regional norte se mobilizou no dia 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes) para fazer uma campanha sobre a conscientização e a importância da realização da denúncia de casos de abuso e exploração de jovens e crianças. As gerências de saúde, educação e assistência social se mobilizaram, posicionando se em locais estratégicos na Avenida Cristiano Machado, altura do bairro Guarani, passando informações, distribuindo panfletos, botons, marcadores de página e exibindo faixas.

Em 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
 

O abuso sexual acontece quando o adulto ou uma pessoa com diferença de idade significativa utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. A exploração sexual é quando se paga para obter relações sexuais com uma pessoa com idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

O DISQUE 100, criado pela Secretária de Direitos Humanos da República, atua no Brasil como um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O Disque 100 funciona diariamente de 8h as 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100. Pessoas que estão no exterior podem denunciar através do número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico:
disquedenuncia@sedh.gov.br.








Ademilton Araújo, gerente de políticas sociais relatou: “O objetivo é mobilizar, sensibilizar e conscientizar a sociedade para o tema, de modo que as pessoas não fiquem caladas diante de situações de abuso e de exploração sexual de crianças e adolescentes. Todos os profissionais, especialmente os professores, têm de ter um olhar mais apurado, os pais dedicarem mais atenção e as crianças precisam aprender a se proteger”. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: