terça-feira, 3 de maio de 2016

Fórum de Atenção a Criança e ao Adolescente Norte


O Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente (FOCA Regional Norte) realizou no dia 28/04 uma roda de conversa sob a condução das Gerências Regionais de Políticas Sociais, Educação e Saúde, onde foram debatidos temas sobre os desafios enfrentados pela Rede de Proteção Norte e o cumprimento dos diretos e deveres preconizados no Estatuto da Criança e Adolescente, além da importância do desenvolvimento do trabalho intersetorial, que ocorre entre as políticas públicas das áreas de educação, saúde e assistência social e toda a rede parceira.
 

Segundo o gerente de políticas sociais, Ademilton Araújo, a "Regional Norte tem avançado na prática do trabalho intersetorial e, esse diálogo propositivo, com os representantes do CMDCA / BH e do Conselho Tutelar Norte, fortalece o trabalho da Rede de Proteção Norte, nesta luta incansável pela garantia dos direitos de todas as crianças e adolescentes".

O fórum apresentou também os novos conselheiros tutelares e reforçou a importância da participação ativa do conselho tutelar nos locais de risco para assegurar que os diretitos das crianças e dos adolescentes sejam respeitados. 

Ana Paula, presidente do Conselho Tutelar Norte resaltou a importância da divulgação das ações realizadas pelo Conselho para toda a rede da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). "A equipe do Conselho Tutelar Norte agradece pela iniciativa de abertura da participação efetiva do Conselho Tutelar Norte para que possamos apresentar aos parceiros da Rede quais as reais atribuições deste Órgão de Proteção Infanto Juvenil. É de suma importância a participação do Conselho nos espaços da Rede de proteção, visando neste novo mandato uma participação eficiente, buscando sempre melhorias para a promoção da Garantia dos Direitos de Nossas Crianças e Adolescente, pois nossa missão é Zelar pelos Direitos das Crianças e Adolescentes”.

No encontro realizado na regional norte, sempre na última quinta-feira de cada mês, estavam presentes diversos pro­fissionais e agentes sociais que atuam no atendimento à criança e ao adolescente, entre eles estavam presentes o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte (CMDCA/BH), a presidente do Conselho Tutelar Norte, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, professores, gestores, conselheiros tutelares, entre outros.

Marcelo Moreira de Oliveira, presidente do (CMDCA/BH), resaltou a importância do FOCA e agradeceu pelo convite para participar do fórum, "O CMDCA/BH agradece o convite em participar do FOCA/Norte para apresentação dos novos Conselheiros Tutelares da regional norte e a composição da nova gestão do CMDCA/BH, são oportunidades para troca de experiências e apresentação de práticas inovadoras”.

O Fórum de Atenção à Criança e Adolescente é um espaço de discussão e formação que busca fortalecer o trabalho em rede e de forma integrada.











FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: