sexta-feira, 1 de julho de 2016

OPCA Regional Norte


O lançamento do Orçamento Participativo da Criança e do Adolescente (OPCA) aconteceu na regional norte para os estudantes da Escola Municipal Professora Daniel Alvarenga, no sábado (25); na Escola Municipal Francisco Campos, no dia 29 e na Escola Municipal Herbert José de Souza, no dia 30 de junho.
Foram disponibilizados $20 mil para cada uma das escolas participantes, para realização dos projetos sugeridos pelos alunos, que serão escolhidos após uma triagem. Algumas sugestões já apresentadas são melhorias em laboratórios de informática e ciência, instalação de bebedouros, compra de materiais esportivos, melhoria em quadras de esporte, compra de equipamentos para montagem de sala multimídia, entre outros.

 
 
 
O OPCA é divido por etapas compostas por três rodadas:

1ª rodada

1. Lançamento do OPCA nas Escolas

2. Apresentação das demandas e eleição dos delegados (quatro duplas de candidatos à Comforça Escolar por turno)

3. Triagem das demandas

4. Preparação para o Fórum de seleção das demandas

2ª rodada

5. Propaganda das demandas

6. Fórum para seleção das 10 demandas e da Comforça Escolar

7. Votação digital no site do OPCA (cada estudante, com seu número de matrícula, vota em até três demandas da escola e elege a dupla de Comforça Escolar de seu turno, no laboratório de informática)

3ª rodada

8. Avaliação do processo:

• Encontro Escolar

• Encontro Interescolar

9. Encontro Municipal das Ações do OPCA

10. Monitoramento da Execução das Ações eleitas

Na abertura do Orçamento Participativo da Criança e do Adolescente nas escolas além da apresentação das etapas e objetivos do OPCA, houve também apresentações culturais de dança e canto, desenvolvidas pelos alunos.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: