quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

2° Festival de Cultura do Bairro Primeiro de Maio

A regional norte de BH não para, na manhã do domingo (04/12) aconteceu o 2º Festival de Cultura do bairro Primeiro de Maio, a chuva não atrapalhou a realização do evento que foi planejado para ocorrer na Praça Santo Antônio ponto habitual de realização de eventos, mas devido à chuva foi transferido para o salão da Sociedade São Vicente de Paulo - Santa Tereza de Jesus localizado a poucos metros da praça.

O festival contou principalmente com a participação dos moradores dos bairros primeiro de maio, providência e minaslândia, que tiveram a sua disposição corte de cabelo, aferição de pressão e as orientações do programa mediação de conflitos. As crianças tinham como opção piscina de bolinhas, pula-pula e pintura fácil. O festival ofereceu também atrações culturais, entre elas apresentações de dança, leitura de poesia e apresentações musicais. 

“Consideramos que o evento foi um sucesso, todas as instituições envolvidas tanto na realização como no apoio, trouxeram suas contribuições para as mesas de informações, atendimentos ao público e intervenções culturais. A Administração Regional Norte, foi uma parceira importante, na semana do evento realizou a limpeza da Praça Santo Antônio e nos emprestou o palco que seria utilizado na praça. Conseguimos mobilizar vários recursos materiais, equipamentos e artistas, todos os recursos foram cedidos gentilmente pelas instituições, assim como a participação dos diferentes artistas sem nenhum tipo de cachês ou ajudas de custo.” Informou Delor da Costa, Gestor Social do Centro de Prevenção a Criminalidade Jardim Felicidade e Primeiro de Maio.

A realização do evento ocorreu após seis meses de planejamento e devido ao trabalho conjunto realizado pelo Centro de Prevenção a Criminalidade Primeiro de Maio (CPC) através dos programas, Fica Vivo e Mediação de Conflitos; CRAS Providência; Exercito da Salvação; Centro de Saúde Primeiro de Maio; GEPAR 18ª companhia/13ª BPM; Paróquia de Todos os Santos e Projeto de Ações Comunitárias(PAC) e lideranças comunitárias. O festival teve o apoio da Administração Regional Norte; Centro de Saúde do Primeiro de Maio; Polícia de Meio Ambiente; Grupo de Percussão Juventude e Polícia e da COPASA.

Foi ressaltada também a amplitude de recursos presentes no bairro, “Uma mensagem importante foi transmitida à comunidade no domingo, que na comunidade existem serviços diversos públicos e privados, assim como pessoas que se importam com o desenvolvimento do território, e que acreditam que as prevenções às violências e criminalidades acontecem com intervenções sociais, no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e na experiência das escutas e vivências com os moradores”, completou Delor.
Fotos: Yasmim Candelária

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

2 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de agradecer o apoio da Regional Norte e a visibilidade dada a ação, temos a certeza que a prevenção social ocorre quando a construímos com e na vivência com as comunidades.

Unknown disse...

Gostaria de agradecer o apoio da Regional Norte e a visibilidade dada a ação, temos a certeza que a prevenção social ocorre quando a construímos com e na vivência com as comunidades.