terça-feira, 23 de junho de 2009

I Seminário de integração Ensino-Serviço-Comunidade

Gercom-N
No dia 19 de junho foi realizado na faculdade jesuíta (FAJE), região norte da cidade o I seminário de integração ensino-serviço-comunidade. O encontro reuniu cerca de 300 pessoas entre profissionais e estudantes de medicina,odontologia,enfermagem,nutrição,psicologia e terapia ocupacional.
O objetivo deste seminário é compartilhar as experiências desenvolvidas pelos acadêmicos nas unidades básicas de saúde da regional norte, por meio do projeto de integração-ensino - serviço-comunidade. Bem como potencializar e valorizar as possibilidades dessa integração no contexto da construção de um melhor cuidado ao usuário.
Durante o evento os participantes assistiram a um vídeo sobre as ações de promoção de saúde, desenvolvidas pelos serviços de saúde do distrito sanitário norte e apresentação da prática chinesa interativa Lian Gong que ajuda na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Logo após foram formadas três mesas temáticas para discussão dos trabalhos desenvolvidos por alunos estagiários dos centros de saúde norte, e a roda de conversa com o tema: desafios, dilemas, e avanços na integração ensino-serviço-comunidade.O secretário de administração regional municipal norte Harley Carvalho elogiou a iniciativa.’’Realmente é bastante importante a troca de experiências entre profissionais e estudantes para melhorar o atendimento ao usuário.
Segundo a Gerente regional de saúde norte Vanessa Wilkie o seminário teve uma repercussão positiva junto aos profissionais de saúde e universitários dando visibilidade a essa bem sucedida integração com valorização dos trabalhos desenvolvidos nas unidades de saúde no contexto da construção do melhor cuidado aos usuários do sistema único de saúde (SUS).

Nenhum comentário: