segunda-feira, 27 de julho de 2009

Regionais se reúnem para discutir combate à dengue

Gercom-N
Aprofundar a integração entre as duas secretarias regionais e debater formas de intensificar a prevenção e o combate à dengue através de ações intersetoriais e coordenada. Com este objetivo os secretários e gerentes das regionais Nordeste e Norte se reuniram na última quarta-feira para acompanhar a apresentação de um balanço das iniciativas adotadas nas Regionais Norte e Nordeste em 2008, ano em que a região enfrentou um surto da doença.
Após registrar mais de 8 mil casos de dengue em suas unidades de saúde no ano passado, a Regional Nordeste viu diminuir drasticamente o número de pacientes infectados pelo vírus em 2009. Entre os meses de janeiro e julho, foram confirmados pouco mais de mil e duzentos casos da doença na região.
Os centros de saúde da Regional Norte vêm enfrentando este ano situação semelhante a que ocorreu na Regional Nordeste em 2008. Até este mês cerca de seis mil pessoas contraíram a doença na região.
Ao lado do Secretário de Administração Regional Municipal Nordeste, Cláudio Vilela, o Secretário da Regional Norte, Harley Andrade, assistiu a uma palestra da Gerente do Distrito Sanitário Nordeste, Carmen Cadete, sobre as ações executadas pelo distrito no ano passado. A gerente apresentou um estudo elaborado no início deste ano sobre os planos de contingência adotados em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro em 2008, ano em que as duas capitais enfrentaram surtos de dengue.
Cláudio Vilela e Harley Andrade encerraram o encontro destacando a importância de ações como a reunião conjunta entre as duas regionais. De acordo com os secretários, a manutenção de diálogos permanentes entre as administrações regionais constitui-se hoje em uma das principais ferramentas de interlocução entre diferentes áreas de atuação da prefeitura, baseada na troca de experiências e no acúmulo de informações.

Nenhum comentário: