segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Idosos Visitam Museu de Artes e Ofícios

Gercom-N
A Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, por meio da Gerência de Assistência Social, promove mensalmente um passeio com os idosos. Na última sexta, 21, cerca de 40 integrantes dos grupos de convivência visitaram o Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação.
Para os visitantes foi uma viagem à infância. “Amei! Tem muitos anos que não vemos estas artes e ofícios e me fez lembrar a época em que era menina e morava na roça’’, disse a participante do Grupo de Idosos Mensageiros da Paz, Maria Furtado da Conceição, 61 anos.
Durante o passeio, eles participaram de uma palestra sobre uma breve história do museu e da cidade de Belo Horizonte. De acordo com a monitora do setor educativo do museu, Fabiana Oliveira, naquela época, barbeiros e marceneiros eram vendedores ambulantes. “Esses profissionais montavam suas barracas em passeios ou atendiam nas casas”, afirmou.
A visita possibilitou o reconhecimento de vários ofícios e suas ferramentas. Além dos objetos utilizados nos ofícios como ourives, ceramista, oleiro, tirandeiras e tecelãs, chamaram a atenção os equipamentos usados no passado como máquinas fotográficas analógicas e com tripé, baús, moinhos, máquina de costura de plisar e outros.
Segundo a gerente de Programas Sociais, Aparecida Oliveira, foi uma oportunidade para os idosos se divertirem e relembrarem o passado. “O passeio foi ótimo. Os idosos relembraram histórias vividas no passado e até se emocionaram’’.
Para a monitora Fabiana Oliveira, trabalhar com grupo de idosos é interessante. “Eles vivenciaram o que o museu conta. É muito enriquecedor por que eles viveram isso que estamos mostrando. O museu fica vivo’’.
O Museu de Artes e Ofícios é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo.
Este foi o segundo passeio organizado pela Gerência de Assistência Social Norte. O Objetivo é que ele aconteça a cada 30 dias em diferentes locais. No próximo dia 19 a Regional Norte realiza festa em comemoração ao Dia do Idoso, na Escola Municipal José Maria dos Mares Guia. CLICK-NO-LINK-E-VEJA-AS-FOTOS-DO

Um comentário:

MIUDINHO O CÃO disse...

ola, boa!!!!! só falta falar do conselho e de sua importancia.
a camara tecnica da norte pode te ajudar,liga para alessandra e marque, estamos a disposição.