terça-feira, 15 de setembro de 2009

Projeto Cultura na Praça recebe espetáculos de teatro e música

Ascom
No mês de setembro, o Centro Cultural Jardim Guanabara promove a 4ª Edição do Projeto Cultura na Praça, na Praça de Santo Antônio, localizada entre as ruas Jaçanã e Madre dos Anjos, no bairro 1º de Maio, região Norte a cidade.
O evento é gratuito e acontece na quinta-feira, dia 17, a partir das 15h. O público poderá participar e conferir exibição de filme, inclusão digital, oficinas, o espetáculo “A Lenda de Ananse” e o concerto do Quarteto de Clarinetas Clariventos. A promoção é da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura.
A proposta do Cultura na Praça é dar maior visibilidade às ações transformadoras que acontecem no Centro Cultural Jardim Guanabara por meio da arte e da cultura. A ideia é realizar um encontro a cada mês em diversas praças da Regional Norte, ampliando as atividades do Centro Cultural para além de seus limites físicos.
Programação
A criançada, às 15h, pode participar das atividades com as estantes de livros e oficinas de confecções de brinquedos com materiais recicláveis, ministradas pela equipe do Centro Cultural Jardim Guanabara.
A diversão para o público às 15h30 fica por conta do concerto do Quarteto Clariventos. Formado por Flávio Ferreira, Jonas Fernando, Maria Inês e Walter Alves, surgiu em 2003, do encontro do naipe de clarinetas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, com a proposta de pesquisar e explorar o repertório para esse tipo de formação. Assim, desenvolve seu trabalho para atingir grande flexibilidade transitando pela música popular e erudita.
Às 17h, é a vez do grupo Teatro Negro e Atitude com a peça “A Lenda de Ananse”. O espetáculo tem direção cênica de Evandro Nunes, direção musical de Marcus Carvalho e adaptação do texto “A Lenda de Ananse”, conto popular africano de domínio público. No palco, os atores contam a história de Ananse, um herói africano conhecido por tecer teias, que sobe ao céu para pedir a Nyame, o deus do céu, todas as histórias do mundo que ele guardava em um baú. Um dia Ananse tece sua teia até o céu e, chegando lá, recebe de Nyame três tarefas, que se cumpridas, lhe daria o direito de ganhar o Baú de Histórias.
Para encerrar a programação do Cultura na Praça, está prevista a exibição do filme brasileiro “Chofer de Praça”, do diretor Milton Amaral, às 19h.
O próximo Cultura na Praça acontece dia 22 de outubro, no Ginásio Poliesportivo Jair Flosino dos Reis (rua Professor Carlos de Almeida, 105, bairro Monte Azul).
Inclusão digital
Para o Cultura na Praça deste mês de setembro, a Prodabel disponibiliza uma unidade móvel de inclusão digital para a comunidade do bairro 1º de Maio, do dia 17 de setembro a 4 de outubro. A unidade oferece cursos de acesso à internet e de edição de texto no Open Office, com carga horária de 20h/aula. As inscrições acontecem durante a realização do “Cultura na Praça”, das 15h às 20h. São oferecidas 112 vagas, divididas em quatro turmas, com duas horas/aulas diárias. Após, a conclusão do curso será emitido certificado para os alunos. E aos sábados e domingos, a comunidade terá acesso livre à internet.

Nenhum comentário: