quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Belo Horizonte sedia o XIII Intercâmbio Cultural BH-Jabó

Projeto foi desenvolvido na Escola Hélio Pellegrino na Região Norte -Gercom-N
No último sábado, dia 31, Belo Horizonte sediou o XIII Intercâmbio Cultural BH- Jabó. Iniciado anualmente no mês de março e desenvolvido ao longo do ano, o Projeto Intercâmbio Cultural BH- Jabó consiste na troca de correspondências como meio de comunicação a cada três semanas entre os alunos participantes.
No fim do ano letivo, no mês de outubro é promovido um encontro entre as escolas participantes, no qual os alunos que se corresponderam aproveitam para se conhecer. Durante o evento são realizadas apresentações artísticas, dinâmica de entrosamento, show de talentos, baile da amizade, almoço, city tour por BH e despedida na Praça do Papa.
O objetivo da troca de correspondências é a construção do conhecimento nas dimensões ética, estética, política, cultural, cognitiva e afetiva, além de abordar a relação professor/aluno/conhecimento.
Segundo Ilma Pereira Nunes, professora das escolas municipais Hélio Pelegrino e Sobral Pinto e mentora do processo, o objetivo principal é trabalhar a leitura, a escrita e o sentimento de amizade entre os alunos. “Além da preocupação com o desenvolvimento da linguagem, a questão do companheirismo é bastante trabalhada. Conhecer e respeitar o espaço ocupado pelo outro. A formação do ser humano é o nosso foco e no fim do projeto o aluno aprende a se conhecer e a se respeitar e a agir da mesma forma com o próximo’’ completou.
O evento foi realizado na Faculdade Faminas e reuniu cerca de 1.500 pessoas entre alunos, professores e funcionários de dez escolas das cidades de Belo Horizonte, Baldim, Jaboticatubas, Santana de Pirapama e Jequitibá.Sendo que quatro delas pertencem à rede municipal de Belo Horizonte: Escola Municipal Hélio Pellegrino,na Região Norte onde se iniciou o projeto; EM Professor Daniel Alvarenga; EM Professora Acidália Lott e EM Sobral Pinto.
Click no Link e veja as fotos do evento: http://picasaweb.google.com.br/SarmuNorte/BHJABO?feat=directlink

Nenhum comentário: