sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Seminário debate novas metodologias de ensino nas escolas

Gercom-N
O Espaço BH Cidadania Providência, no bairro Minaslândia, realizou na última semana o seminário do Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente. O objetivo foi debater novos métodos e motivações de trabalho para educadores e professores nas escolas públicas municipais. Cerca de 60 profissionais das áreas de Educação, Psicologia, Assistência Social estiveram presentes ao seminário.
O tema abordado durante o seminário ‘‘Educação em Movimento’’ retrata a busca da mobilização dos profissionais ligados às áreas de Educação e Social com objetivo de melhorar o ensino, comportamento dos alunos nas salas de aula, e fazer com que profissionais possam colocar em prática novas idéias ao ensinar e educar.
O pedagogo e especialista em Políticas Públicas Josué Carvalho abordou o tema e incentivou os participantes a refletirem sobre o assunto. “Limitei-me a provocar as dificuldades e as possibilidades que esse movimento oferece para colocar em prática as ideias dos educadores”, explicou Josué Carvalho.
A pedagoga Julieta Arcanjo, que há 30 anos trabalha na área de Educação, ressaltou que utiliza de dinamismo em suas aulas e acredita que esse método poderá interferir de forma positiva na reação dos alunos. “Com aulas mais dinâmicas, trazendo a comunidade para dentro da escola e deixando os alunos contarem suas experiências para os colegas, as aulas vão ser melhores e os alunos adquirem confiança”, explica.
Na segunda etapa do seminário, durante o período da tarde, psicólogos e pedagogos debateram com assistentes socias temas sobre a participação das famílias na educação escolar dos filhos e maior atenção à vida acadêmica deles.
Gislene Caldeira Brant, coordenadora do BH Cidadania Providência, considerou muito importante os temas em debate. “O encontro serve para refletir à prática dos professores com os temas abordados para melhorar o ensino nas escolas”, afirma. Durante o seminário, foram realizadas oficinas temáticas nas quais os profissionais pudeream observar de forma prática todos os temas abordados durante o dia.

Nenhum comentário: