quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Fórum de Igualdade Racial discute ações no mês da Consciência Negra

Gercom-N A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, realizou na última terça-feira, dia 10, o Fórum Governamental Regional de Promoção da Igualdade Racial. O evento reuniu cerca de 100 pessoas no auditório da Regional Norte.
O objetivo do fórum é programar o Plano Regional de Promoção da Igualdade Racial, construindo a intersetorialidade entre as gerências sociais e urbanas, realizando ações e buscando oportunidades iguais para todos. “O fórum é muito importante, pois é uma política nova que vai garantir que os eixos do Plano Municipal de Igualdade Racial sejam implantados na região. A política pública é um eixo para combater o racismo institucional e garantir a igualdade’’, disse a coordenadora de Assuntos da Comunidade Negra, Maria das Graças Rodrigues.
Para o gerente regional de Políticas Sociais, Ademilton Araújo, a Regional Norte dá um passo importante no contexto de construção das políticas públicas de combate ao racismo. “O Fórum Regional vai planejar ações que visam diminuir as desigualdades raciais. A discriminação racial é uma forma desumana e cruel contra uma determinada raça e quando atinge, por exemplo, a pessoa negra, por extensão atinge a todo o povo negro, e o ser humano independente de cor ou raça’’, disse.
Durante as atividades, o CRAS Felicidade expôs os trabalhos realizados na oficina de igualdade racial. “O mural foi feito com o objetivo de discutir a desigualdade racial, a igualdade, e a aceitação’’ disse a coordenadora do CRAS Jardim Felicidade, Soraia Pereira de Souza. O grupo de Hip-Hop Verdade Seja Dita, do bairro Jardim Felicidade, empolgou os participantes com apresentação de dança e música.

Nenhum comentário: