sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Projeto PAIR discute ações na Regional Norte

Gercom-N
Com os temas “A Assistência Social pelo enfrentamento a violência sexual” e “Tipos, sinas e sintomas da violência sexual”, foi realizado encontro com os agentes da Assistência Social para dar sequência às oficinas do PAIR – Programa de Ações Integradas e Referências ao Enfrentamento a Violência Infanto-Juvenil.
As reuniões do PAIR são de grande importância para aprimorar o atendimento do agente e atuar como auxilio ao plantão social. Nos encontros são discutidas ações que a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente oferece ao combate ao abuso sexual. Durante as oficinas é feito um diagnóstico dos serviços que a rede possui e um estudo dos projetos parceiros.
Para aproximação do tema, são apresentados casos fictícios de abuso sexual o que leva os agentes ao questionamento. A partir daí, os participantes são levados a pensar em ações que auxiliam no enfrentamento à violência e nos possíveis parceiros.
Até dezembro, serão formados 280 agentes capacitadores em Belo Horizonte. A idéia é expandir o programa para os próximos anos. Para Luiza Costa, agente do Plantão Social, os encontros são de fundamental importância “As oficinas estão nos capacitando para o enfrentamento da questão e o contato com colegas de outros serviços contribui para o melhor enfrentamento a violência infanto-juvenil”.
O coordenador do projeto PAIR na Regional Norte, Anderson Ricardo, da Gerência de Educação, acredita que a sensibilização dos casos é o principal objetivo do capacitador, e através dos encontros é possível perceber a mudança na visão dos agentes “É notável a capacidade de sensibilização do fenômeno por parte dos agentes, durante os encontros, percebemos que a visão está ampliada. Eles estão percebendo a necessidade de se conhecerem e de aprimorarem o atendimento a rede de proteção”.

Nenhum comentário: