quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sensibilização contra a dengue discute ações na Regional Norte

Com a proposta de capacitar multiplicadores, a Regional Norte iniciou nesta quarta-feira, dia 27, um curso de sensibilização sobre a dengue com o objetivo de divulgar, entre os profissionais da área da saúde, o protocolo de atendimento, fluxos, encaminhamento e condutas terapêuticas relacionadas com a doença. O encontro reuniu cerca de 50 profissionais entre enfermeiros, médicos e auxiliares de enfermagem que atuam nos centros de saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A referência técnica da Regional Norte, a enfermeira Flávia Beatriz Viana, enfatizou a importância dos trabalhadores ficarem atentos aos sinais de alerta. “É preciso ter um cuidado especial com as crianças que não sabem verbalizar os sintomas e, ao identificar os sintomas, notificar o caso questionando o paciente sobre possíveis viagens e locais de trabalho ou estudo. É preciso, principalmente, acolher bem o paciente que chega com sintomas encaminhando-o rapidamente para o atendimento médico”, afirmou.



Flávia Viana estacou as etapas do atendimento que devem ser feitas por todos profissionais que atenderem casos suspeitos. “O profissional deve pesquisar situações que elevam o risco de evolução desfavorável e diagnóstico diferencial tais como gestantes, crianças menores de 13 anos, adultos acima de 65 anos, hipertensos ou diabéticos”, afirmou. De acordo com a enfermeira, estas situações podem levar a uma complicação da doença e estes pacientes devem ser acompanhados com muita cautela.

Além disso, a enfermeira apontou a necessidade do profissional pesquisar sinais e sintomas de alerta como dor abdominal incensa e contínua, vômito ou diarréia persistente, taquicardia, diminuição repentina de temperatura corporal, desconforto respiratório, prostração, sonolência e irritabilidade, principalmente em crianças pequenas, entre outros.

Para a médica do centro de saúde Jardim Guanabara Tereza Cristina Furtado a sensibilização é importante para formação dos profissionais de saúde."Acho importante, pois a sensibilização vai nos deixar atentos quanto à situação dos pacientes que recebemos. “É ótimo para informar os profissionais das unidades de saúde da PBH”,completou.Na sexta-feira, outra turma vai participar do treinamento.

Gerência Regional de Comunicação Social Norte

Um comentário:

Luiz Otávio disse...

Gostaria de parabenizar a equipe de zoonoses da Regional Norte e dizer que teho orgulho de ver o trabalho de vocês. Tenho acompanhado através do Blog e DOM e me orgulha muito poder ver o avanço de toda a equipe. Mais uma vez parabéns a todos vocês. Um abraço, Luiz.