quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Rede de conselhos e promotoria discutem ações na Regional Norte


A Secretaria Regional Norte promoveu na última quarta feira dia 10, o 2º encontro da rede de conselhos e promotoria. A proposta da rede é elaborar ações que propiciem aos conselhos tutelares condições de executarem com eficiência atribuições previstas no Estatuto da Criança e Adolescente, (ECA). A rede é composta por representantes de cada conselho de Belo Horizonte, Promotoria da Infância e Juventude e equipe técnica.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, caracteriza-se por um espaço que protege e garante os direitos da criança e do adolescente, no âmbito municipal.

A reunião teve como objetivo discutir experiências passadas entre conselheiros e identificar problemas na rede tutelar com propósito de combater a violência contra a criança e ao adolescente. De acordo com Ademilton Araújo Gerente de Políticas Sociais da Regional Norte o encontro foi importante para facilitar a resolução das demandas. "A reunião com os representantes dos conselhos tutelares de BH, além promover a troca de diversas experiências entre os conselheiros, facilita os encaminhamentos necessários, até mesmo porque contou com a presença da Promotora de Justiça,” completou.

Segundo a Conselheira Tutelar da Regional Norte Aparecida Mendes de Paiva, a reunião na rede de conselhos é importante para discutir assuntos sobre ações conjuntas e aumentar a participação da política pública no atendimento à criança e ao adolescente. “É com muita satisfação que compartilho o fato de contar uma rede de trabalho comprometida, apesar da fragilidade e falta de políticas públicas direcionadas ao atendimento à criança e ao adolescente,” afirmou.

Na próxima reunião o tema de debate será “Educação e abrigo’’. O encontro acontece sempre na penúltima quarta feira do mês na sede da Regional Norte.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: