terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Reunião de combate a dengue discute ações na Regional Norte

Cerca de 50 pessoas entre funcionários, líderes comunitários e lideranças religiosas participaram na última segunda-feira, dia 22, da reunião do Comitê de Combate à Dengue na Secretaria Regional Norte.
Com o objetivo de envolver a comunidade nas ações realizadas pelo poder público, a gerente Regional de Zoonoses, Viviane Carneiro, informou sobre os sintomas da doença, ciclo de vida e características do mosquito Aedes Aegypti e quais são possíveis criadouros do mosquito. Segundo Viviane Carneiro, as caixas d’água destampadas representam um dos principais pontos onde o mosquito deposita seus ovos.

Morador do bairro São Bernardo, Lúcio Teixeira participou da reunião e ressaltou a falta de conscientização dos moradores. “Quem sofre com isso somos nós moradores e cada um tem que fazer a sua parte. Falta conscientização população para combater o mosquito”, afirmou.

Durante a reunião foram abordadas as atividades de rotina desenvolvidas pelas gerências regionais de Zoonoses e Limpeza Urbana. Entre elas destacam-se os mutirões de limpeza realizados semanalmente com cobertura nos 42 bairros da região, vistorias bimestrais aos imóveis da região, visitas quinzenais em pontos estratégicos como ferro velho e borracharias. Como parte da estratégia de combate à proliferação da doença, a PBH realiza um levantamento da infestação (Liras), realizado em janeiro, março e outubro de cada ano. Em caso de necessidade, a gerência de Zoonoses realiza também o bloqueio da transmissão que é uma ação conjunta de eliminação de criadouro, tratamento focal e pente fino direcionada para os locais onde foi verificado maior número de casos confirmados e notificados.

De acordo com Ademilton de Araújo, gerente regional de Políticas Sociais e integrante do Comitê de Regional de Combate à Dengue , a articulação realizada pela gerência é importante no combate à doença. “Ao contar com a presença de lideranças comunitárias e religiosas, a Regional Norte dá mais um passo no combate à dengue. É uma forma estratégica porque as lideranças fazem o trabalho preventivo junto às comunidades”, disse.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: