quinta-feira, 18 de março de 2010

Centro de Saúde São Tomás reforça atendimento na região Norte

Escolhida pela população por meio do Orçamento Participativo (OP), a Prefeitura entregou nesta quarta-feira, dia 17, o Centro de Saúde São Tomás. O prefeito Marcio, Lacerda, o secretário municipal da regional Norte, Harley Carvalho, a secretária adjunta municipal de Saúde, Suzana Moreira Rates, e a gerente do Centro de Saúde São Tomás, Silvana Benjamin Guimarães, entre outras autoridades, participaram da solenidade de inauguração. A nova sede vai beneficiar cerca de onze mil moradores dos bairros São Tomás, São Bernardo, Planalto e São Vicente, região Norte da capital. Os investimentos são de cerca de R$1,9 milhão.

São 14 consultórios médicos, salas multiuso, observação, curativo, administração, gerência, vacina, reunião e zoonoses, além de consultório odontológico, farmácia, cozinha, almoxarifado, recepção, expurgo e sanitários. A área do empreendimento é de 843,82 metros quadrados divididos em dois pavimentos. As obras foram concluídas no inicio do mês.


A unidade dispõe de três equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde Básica, que desenvolvem atividades assistenciais e promovem grupos de planejamento familiar, de acompanhamento a pacientes hipertensos e diabéticos, além de assistência à criança desnutrida e grupo de caminhada. O Centro de Saúde São Tomás irá realizar uma média de 460 atendimentos diários. A unidade conta com 109 funcionários, além de estagiários dos cursos de medicina e enfermagem.

Conquista

De acordo com o prefeito, a PBH continua investindo na saúde e ampliando os serviços do setor na capital. Segundo Marcio, a Prefeitura está trabalhando na ampliação do Programa de Saúde da Família (PSF) e na regionalização da saúde. “Inauguramos unidades de pronto atendimento e desejamos construir outras, assim como outros centros de reabilitação. Aumentamos a humanização do atendimento e melhoramos as condições de trabalho dos profissionais”, ressaltou.

Para a secretária adjunta municipal de Saúde, “temos uma prioridade que é colocar a atenção primária como eixo estruturador da atenção à Saúde. Acreditamos que podemos resolver muitos dos problemas das pessoas nos centros de saúde”, salientou.

De acordo com a representante da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Orçamento Participativo (Comforça) da região Norte, Eliana Cândida Assis, esta obra é resultado do trabalho da população em conjunto com a Prefeitura. A aposentada Benedita Machado, moradora do bairro São Tomás, disse estar muito satisfeita com o novo Centro de Saúde. “Quando precisávamos de atendimento tínhamos que ir para o bairro vizinho. Agora vai ficar mais fácil”, assinalou.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: