quarta-feira, 10 de março de 2010

Cinema Comentado aborda o trabalho em equipe na Regional Norte



A Regional Norte iniciou na última semana o Projeto Cinema Comentado, com o objetivo de melhorar ainda mais o relacionamento entre os gerentes e fomentar a inte­gração entre as diversas gerências. O primeiro encontro, organizado pelas gerências de Recursos Humanos e de Comunicação, contou com a participação do pedagogo empresarial Guilherme José Barbosa e da psicóloga organiza­cio­nal, Ana Paula de Carvalho.

As atividades incluíram a exibição do curta metragem “O Problema Não É Meu”, que aborda a responsabilização de cada um pelos acontecimentos cotidianos, além da aplicação de uma dinâmica. A atividade contou com cerca de 40 gerentes, separados por grupos denominados colaboradores e coordenadores. Os colaboradores tinham que executar a tarefa com os olhos vendados, contando com a orientação dos coordenadores.


Kleiton Ferreira, gerente da Assistência Social, participou do primeiro grupo a concluir a tarefa. “O primeiro momento foi muito bom. O trabalho em grupo e a confiança mútua nos levou ao mesmo objetivo e conseguimos um resultado satisfa­tório rapidamente”, afirmou.

Para análise da dinâmica, a psicóloga Ana Paula de Carvalho ressaltou a importância da comunicação e do conhecimento para o sucesso do trabalho em equipe. “Ao grupo que não conseguiu terminar a tarefa faltou interação nas coordenadas e conhecimento do que era a tarefa proposta. Isso dificultou a realização da tarefa”, afirmou. O pedagogo Guilherme José focou a análise na relação das pessoas. “Os participantes precisam ver a importância da relação dos grupos, a necessidade de um grupo se relacionar com o outro”, concluiu.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

4 comentários:

Cássia Marra disse...

Esse trabalho/dinâmica é bastante interessante, pois todos do grupo estão envolvidos no mesmo ideal, treinando a difícil tarefa de ouvir para entender, desenvolver e executar o que foi proposto.

Davidson Santos disse...

Seria interessante estender as atividades e as dinâmicas para todos os funcionários, afinal os gerentes são os coordenadores de nosso trabalho, e os demais funcionários e estagiários seriam os colaboradores em potencial.
Excelente trabalho, deveria ser periódico com diferentes abordagens para o engrandecimento continuo e qualificação de todos.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o Davidsom, principalmente porque os servidores são estáveis e os gerentes, na sua grande maioria não, ou seja, a melhoria dos servidores vai repercurtir na Regional de forma permanente. Mas infelizmente os funcionários são sempre os últimos a serem lembrados. Nao estou dizendo que nao seja importante investir nos gerentes, mas eles podem não estar aqui no próximo governo, no próximo mês e até, quem sabe, amanhã. Pode ser um investimento de tempo e dinheiro em algúem que, talvés, não vai dar retorno desse trabalho à Administração Pública.

Anônimo disse...

Interessante sua colocação, mas a prefeitura esbarra em várias questões. Se ela começar a propiciar esse tipo de atividades aos funcionários, fatalmente eles vão solicitar mudança de nível no plano de carreira devido a cursos de melhoria. A Prefeitura teria que aceitar porque ela tem que reconhecer um curso que ela mesmo ministra e/ou propõe como melhoria, e isso ira ferir os cofres públicos! Além disso, é interessante para os gerentes que os funcionários não se qualifiquem demais, porque em 99% dos casos a capacidade e o conhecimento do funcionário é extremamente maior que dos gerentes devido principalmente a experiência adquirida e vivência da continuidade dos trabalhos(salvo os gerentes que são também funcionários da casa). Capacitando mais ainda os funcionários, os gerentes ficariam sem espaço, como já acontece em varias gerências, onde o gerente apenas assina os documentos que os funcionários propõe e não tem capacidade de fazer mais nada, se ocupando com trivialidades, tirando xerox ou ainda pensando em uma nova forma de se posicionarem as mesas das repartições para melhorar o visual.