terça-feira, 2 de março de 2010

Mobilizando a Juventude – Pro Jovem Adolescente

No último dia 24, o Espaço BH Cidadania/ Centro de Referência da Assistência Social (CRAS Providência), em parceria com a Escola Estadual Donato Werneck e Grupo de Desenvolvimento Comunitário (GDECOM), promoveu um encontro para 280 estudantes de 15 a 17 anos com o objetivo de mobilizá-los para participarem do ProJovem Adolescente.

Pela manhã aproximadamente 200 jovens foram divididos em quatro grupos para participar de um rodízio das múltiplas atividades realizadas no Programa. À tarde, cerca de 80 jovens se envolveram em atividade como artesanato, esporte, apresentação do projeto Guernica e ainda, dinâmica de integração realizada pela equipes do Espaço BH Cidadania / CRAS Providência e do Gedecom.

O ProJovem Adolescente é um serviço Socioeducativo de Proteção Social Básica, inserido na Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vinculado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Sua principal diretriz é complementar a proteção social à família, a partir do apoio direto aos adolescentes de 15 a 17 anos de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família e vinculados ou egressos de programas e serviços de Proteção Social Especial.

O ProJovem Adolescente oferece um espaço de convivência social voltado ao desenvolvimento de potencialidades dos jovens e aquisições para atuação crítica e pró-ativa no seu meio social e no mundo do trabalho. Orienta-se para o incentivo à permanência do jovem na escola, o fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários, a ampliação do acesso às políticas públicas, o fortalecimento de sua autonomia e o estímulo ao seu protagonismo social.

No próximo dia 3, o CRAS vai promover outro encontro de mobilização. O Projovem Adolescente acontece nos dias 2ª, 4ª e 6ª feira, turma manhã de 9 às 11h e tarde 13 às 15h.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: