quarta-feira, 19 de maio de 2010

Gestores da Região Norte discutem ações contra exploração sexual de crianças e adolescentes

A Região Norte iniciou na última terça-feira, dia 18, as atividades do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, no Espaço BH Cidadania Zilah Spósito, com exibição do filme Cinderelas, lobos e um príncipe encantado, e a realização de uma roda de conversa com gestores de Saúde, Educação, Políticas Sociais e comunidade. Durante o encontro foram distribuídos folders e preservativos. O filme relata a situação da prostituição infantil no Brasil.


A iniciativa é uma ação conjunta da Associação Municipal de Assistência Social (Amas), Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social e da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, por meio das Comissões Operativas Locais do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil (PAIR).

De acordo com Nilma Correa, participante da comissão operativa do PAIR na Região Norte, a sociedade ainda está aprendendo a enfrentar a situação. “Estamos lidando com tabus, intimidades. A sociedade não sabe como agir diante de uma situação de violência sexual contra crianças e adolescentes. A denúncia é uma forma de as pessoas ajudarem a combater esse crime”, disse.

Para Andréa Correia Silva, diretora da Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga, é necessário um trabalho conjunto. “Sabemos que as crianças vivenciam situações difíceis. Elas precisam da nossa atenção, precisam de ajuda para superar as tristezas que vivem durante a infância. Precisamos que os setores de Educação, Saúde, Políticas Sociais entre outros estejam unidos. Só assim o atendimento vai ser eficaz para as crianças”, afirmou.

A violência sexual praticada contra criança e adolescente é uma violação dos Direitos Humanos, em especial, do direito à vivência sadia da sexualidade. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder nas quais pessoas e/ou redes satisfazem seus desejos e fantasias sexuais e/ou tiram vantagens financeiras e lucram usando, para tais fins, as crianças adolescentes.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: