terça-feira, 25 de maio de 2010

Palestra orienta usuários sobre aleitamento materno


O Centro de Saúde Novo Aarão Reis promoveu na ultima sexta-feira, 21, palestra a importância do aleitamento materno. O encontro, que contou com a presença de professores da UFMG, foi realizado no Espaço BH Cidadania Maria Brasilina de Oliveira, no bairro Novo Aarão Reis, para cerca de 100 pessoas entre mães, gestantes e funcionários do centro de saúde.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso de chupeta e mamadeira é histórico e faz parte da cultura brasileira. A doutora em Ondontoterapia pela UFMG, Júnia Maria Cheib Serra-Negra, falou sobre os possíveis problemas ocasionados pela utilização de chupetas e mamadeiras. “As crianças amamentadas por no mínimo seis meses estão menos propensas aos vícios da chupeta e sucção do dedo. A utilização destes objetos pode levar à dependência, a uma respiração inadequada devido principalmente à má oclusão”, afirmou.

A doutora enfatizou ainda que estimular o aleitamento materno diminui a necessidade de introdução de chupeta ou mamadeira e que as mamães têm que usar o bom senso ao optarem pelo uso.

O mestre em Ortodontia e Ortopedia pela UFMG, Henrique Pretti, alertou que a falta do aleitamento materno pode ocasionar o mau desenvolvimento da face. “A amamentação certa evita problemas futuros como, por exemplo, o uso de aparelhos odontológicos",disse .

Espaço Mamãe Bebê

Durante o encontro, foi apresentado o Espaço Mamãe Bebê, novo ambulatório que compõe o Centro de Saúde Novo Aarão Reis e tem como objetivo incentivar a amamentação e prevenir o desmame precoce. As mães encontram no ambulatório a assistência necessária para promover um aleitamento adequado. Para Renata Carolina da Silva, usuária do Centro de Saúde, a participação de oficinas do Espaço Mamãe Bebê possibilitou mais conforto e segurança na hora de amamentar. “Nas oficinas do Centro de Saúde eu aprendi a posicionar o meu bebê no colo para dar de mamar, aprendi sobre os intervalos entre uma mamada e outra, e também a prevenir as fissuras. Com a ajuda das oficinas não tive mais dores nas costa durante a amamentação”, contou.

A gerente do Centro de Saúde Novo Aarão Reis, Maria Janine Lino Macedo, ressaltou a importância do evento e parabenizou toda equipe, “A parceria com a Odontologia, foi um ganho para o Programa de Saúde da Família (PSF). O objetivo do Espaço Mamãe Bebê é informar sobre os benefícios da amamentação no desenvolvimento da criança e aumentar o número de crianças que recebem o aleitamento materno nesta região” afirmou.

O Espaço Mamãe Bebê funciona toda terça-feira, de 10h às 12h, no Centro de Saúde Novo Aarão Reis, Avenida Hum, 200, bairro Novo Aarão Reis.
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: