terça-feira, 25 de maio de 2010

Reunião de gerentes discute economia de energia nos equipamentos da Regional Norte

A implantação do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), desenvolvido pelo Governo Federal, foi tema de encontro na Secretaria de Administração Regional Norte na quinta-feira, dia 20. Durante o encontro, que reuniu gerentes de centros de saúde, diretores de escolas e gestores da Regional Norte, os profissionais da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), e da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP), apresentaram o programa que deverá ser implantado em breve.


Os palestrantes Augusto Pirassinunga, representante da Divisão de Iluminação Pública da SUDECAP, e Ernesto Júnior, agente comercial da CEMIG, transmitiram conceitos e dicas de eficiência energética. O encontro teve como objetivo elucidar os conceitos de gestão energética municipal, iluminação pública e prédios públicos, além de sensibilizar os gestores e profissionais sobre a necessidade de reduzir o consumo de energia elétrica de todos os equipamentos públicos da Prefeitura, sem prejuízo no conforto dos usuários.

De acordo com a secretária adjunta da Regional Norte, Wilma Lisboa, os recursos economizados podem ser investidos em outras obras. “A idéia é usar a energia e os recursos naturais de forma inteligente combatendo o desperdício e preservando a qualidade de vida. Para isto, será necessária uma mudança de valores, comportamentos e atitudes. Isso vai trazer economia e este dinheiro pode ser usado em outros setores”, afirmou.


O Procel, em parceria com os Ministérios da Educação e de Minas e Energia, envida esforços no sentido de possibilitar a atuação dos professores da Educação Básica (Infantil, Fundamental e Média), como multiplicadores/orientadores de atitudes anti-desperdício de energia elétrica, junto aos seus alunos, além de capacitar professores da Educação Básica das redes pública e privada do País.

O Programa vai capacitar professores através do curso de eficiência energética que vai abordar desde a geração até o consumo final da energia, combatendo o desperdício e preservando a qualidade de vida. Cada escola municipal vai indicar cinco professores para participar da atividade.

A Secretaria Regional Norte já está estudando a implantação de uma comissão regional de controle de desperdício energético que inclui os setores de Administração Financeira, Políticas Sociais, Educação, Saúde e Manutenção. A comissão será responsável por estudar e viabilizar a diminuição dos gastos com energia.

Para Ernesto Júnior a expectativa é a melhor possível. “Os educadores são carentes de informações sobre economia. Contamos com a ajuda de professores e alunos, já que eles são muito interessados em nos ajudar”, disse.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: