terça-feira, 11 de maio de 2010

Projeto de Saúde atende cerca de 500 crianças na Região Norte


Em continuidade ao projeto “A Saúde começa pela boca”, a equipe de saúde bucal do Centro de Saúde Jaqueline I desenvolveu neste mês a semana do “Jaqueline sorrindo”. O evento é realizado juntamente com as creches Ping - Pong, Zilah Spósito e Instituto Zilah Spósito e atende cerca de 500 crianças.

A equipe apresenta uma esquete educativa com teatros de bonecos que tem a finalidade de chamar a atenção das crianças para a importância do cuidado com a saúde. O tema do teatro são noções de saúde bucal e dieta, o que fazer em casos de traumatismos dentais como acidentes, quedas que possam abalar ou levar perda de dentes, e informações sobre a prevenção da dengue. A atividade envolve também uma palestra sobre traumatismo dental, uma vez que, de acordo com o coordenador da ação, dentista Gilberto Rocha, do Centro de Saúde Jaqueline I, cerca de 50% das crianças sofrem algum tipo de traumatismo.
As atividades são realizadas nas creches e o trabalho começa pela orientação dos educadores. “O primeiro passo é a conscientização dos pais e professores. Para isto é apresentado uma palestra sobre a origem de doenças na gengiva, cárie, traumatismos e também sobre a dieta e hábitos saudáveis na alimentação como frutas, folhas e legumes”, explicou Gilberto Rocha. Após a intervenção educativa, as crianças recebem um Kit de saúde bucal com uma pasta de dente e uma escova dental.                                           
Essa estratégia visa melhorar a qualidade de vida das pessoas e reduzir o número de doenças e extração dentária. As comunidades escolares são mobilizadas a participar do projeto e trabalhar em cooperação com o centro de saúde. As ações lúdicas são complementadas com atendimento e acompanhamento no centro de saúde.

Atualmente, o projeto atende 464 crianças, com idade entre zero e 14 anos e incentiva a escovação dos dentes após as refeições e a redução do consumo de alimentos com alto teor calórico ou com muito açúcar, para que não haja danos à saúde já que o consumo abusivo de açúcares é fator de risco para muitas doenças crônicas como cárie e doença periodontal. As crianças que possuem alguma doença são encaminhadas para atendimento nos centros de saúde da região.

Equipe do Projeto Jaqueline Sorrindo

Segundo Gilberto Rocha, a partir do segundo semestre a atividade será desenvolvida em parceria com a Escola Estadual Paschoal Comanducci e a Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga. A expectativa é que sejam atendidos cerca de 2,5 mil alunos de seis a 14 anos.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Cássia disse...

Esta ação faz a diferença no crescimento saudável das crianças.
Ótima iniciativa.