quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Fórum do Idoso discute formas de prevenção de quedas


O Fórum do Idoso realizado nesta quarta-feira, dia 25, na Secretaria Regional Norte, discutiu formas de prevenção de quedas, já que boa parte dos idosos são vulneráveis a este problema. Cerca de 60 idosos de 16 grupos cadastrados na Região Norte participaram do evento e assitiram a apresentação do grupo Rosas do São Bernardo “Senhoras do Tempo”.

De acordo com a palestrante Simone de Jesus Oliveira, referência técnica da Gerência de Atenção à Saúde, e mestranda em Gerontologia da PUC de São Paulo, a queda de idoso pode levar a fraturas, seguidas de hospitalização ou repouso no leito domiciliar. De acordo com a mestranda, a imobilização do paciente facilita o surgimento de ferimentos na pele, tromboses, pneumonias e tantos outros transtornos. Simone afirma que foi importante a participação no Fórum para alertar os idosos para a necessidade de utilizar e de divulgar estas informações. “Vai repercutir na saúde deles, evitando transtornos em decorrência das quedas”, completou.

Rosa Adriana, idosa, e participante do Grupo Mensageiros da Paz, do bairro Jardim Felicidade, comenta as dificuldades enfrentadas. “Quem é dona de casa, como eu, passa várias situações tristes na vida como essas quedas, e hoje o fórum nos ajuda a enfrentar os problemas que acontecem no nosso dia-dia. Estou muito satisfeita”, declarou.

Os principais motivos de quedas de idosos, de acordo com estudo realizado pela palestrante Simone Oliveira, são os objetos no chão, piso escorregadio, trombar em outras pessoas, subir em objetos para alcançar algo, queda da cama, e problemas com degraus.
Algumas dicas podem ajudar na prevenção como por exemplo retirar objetos, brinquedos e tapetes soltos do chão da casa, evitar tacos ou cerâmicas soltas, evitar desníveis do piso, prender os animais domésticos para evitar “trombadas”, colocar corrimão firme nas escadas e evitar degraus irregulares. No banheiro o cuidado deve ser redobrado. Além de utilizar piso antiderrapante é necessário usar barras laterais de apoio para uso do vaso sanitário e de chuveiro.


Kleiton Ferreira, gerente regional de Assistência Social, e um dos organizadores do evento, fala sobre o crescimento do Fórum do Idoso no último ano. “Foi um momento de resgate da Terceira Idade da Região Norte, no qual os idosos estão conhecendo seus deveres e, direitos e buscando cobrar do poder público ações como esta, que são voltadas para eles.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: