quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Regional Norte realiza 2° Fórum Integrado de Saúde


Os profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde- ACS, auxiliares e técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentistas, assistentes sociais e outros, se reuniram na última terça –feira, dia 24, no auditório da Regional Norte para o segundo Fórum Integrado de Saúde. Para o debate foram convidados Amanda Medeiros para falar sobre Grupos na Atenção Primária e Márcia Parizzi, para dialogar sobre Nutrição na Sociedade Contemporânea.

A palestrante Amanda Medeiros abriu o debate, abordando a construção de grupos na atenção primária de saúde, definição do tipo de grupo; como trabalhar temas e metodologias de trabalho; inserção do usuário com regras claras como grupos fechados ou abertos e a quem se destina; e também horários e duração que devem ser pré-definidos. Avaliação troca de experiências, material didático, ética, respeito e empatia foram outros temas abordados durante o debate.

Márcia Parizzi abordou a formação no hábito alimentar e a influência da globalização na sociedade Contemporânea e seus reflexos na nutrição dos cidadãos. “A globalização forma consumidores. Ela não funda comunidades. Prevalece sempre a lógica de mercado. O homem moderno negligencia o auto-cuidado e na maioria das vezes as pessoas vivem sem tempo e estressadas”, afirmou durante seu discurso.
Para a auxiliar de enfermagem, Ângela Maria Nascimento, o fórum veio para colaborar positivamente para o trabalho dos profissionais de saúde. “O fórum vai organizar grupos dando resoluções aos problemas dos pacientes e também o foco de trabalho”, declarou. De acordo com a referência técnica da Gerência Regional de Atenção à Saúde Norte, Márua Bittar, o Fórum tem procurado proporcionar aos profissionais uma visão interdisciplinar, integral, e de qualidade que contribui na aplicabilidade do trabalho na saúde.

O Fórum Integrado de Saúde acontece mensalmente na Secretaria Regional Norte, reunindo profissionais de saúde e convidados, e a cada mês assuntos diversos são debatidos. O objetivo é potencializar os debates relativos à saúde dos usuários reunindo os profissionais e ampliando a discussão. Os temas são propostos pelos próprios profissionais participantes, que avaliam o fórum através de questionário. Cerca de 80 pessoas que participaram do evento , avaliaram o Fórum Integrado de Saúde, como BOM e ÓTIMO .


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: