terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mobilização reúne alunos e comunidade do bairro Jardim Felicidade



As escolas municipais Florestan Fernandes, Rui da Costa Val e Jardim Felicidade e a Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade participaram, no último dia 16, da mobilização da comunidade para a limpeza do Córrego Tamboril, no bairro Jardim Felicidade. Iniciada na semana do dia 10 de agosto e programada para até o final desta semana, a ação, coordenada pelas gerências regionais de Zoonoses e Limpeza Urbana, teve como objetivo chamar a atenção da população para a necessidade de manter os córregos livres de lixo e entulho.


Além das escolas, a ação envolveu ainda os centros de saúde Jardim Felicidade I e Jardim Felicidade II. Cerca de 600 pessoas participaram da passeata que percorreu as ruas do bairro. Durante todo o dia, 30 Agentes de Combate a Endemias (ACE), três coordenadores de equipes e três supervisores de área percorreram as ruas orientando os moradores. A Banda SUScesso, do grupo de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde, fez diversas apresentações.

De acordo com o gerente regional de Limpeza Urbana Norte, Gilmar Betti, foram retirados, em cinco dias de ação, sete toneladas de entulho e lixo do leito do córrego. “Nós temos uma programação anual para limpeza de córregos. O Tamboril foi limpo em março deste ano e estava prevista uma nova intervenção em setembro. Entretanto, a Zoonoses avaliou que seria necessário intervir antes e antecipamos o serviço,” afirmou.

A ação, segundo a gerente regional de Zoonoses, Viviane Carneiro, foi planejada em razão dos números de casos de dengue que continuam aparecendo no bairro. Desde o início do ano foram notificados 816 casos, sendo confirmados 711. “Isto é muito alarmante. A população tem que colaborar e evitar água parada, respeitar os dias de coleta e não jogar lixo no córrego, pois, o entulho dificulta o escoamento da água e acaba se tornando um criadouro do mosquito’, explicou. Viviane Carneiro informou ainda que, nesta época de seca, as pessoas devem ficar atentas aos reservatórios permanentes como caixas d’água sem tampa, água empoçada nas lajes e calhas sujas.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: