quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Plano de Igualdade Racial é tema de encontro com beneficiários do Plantão Social


A Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, por meio do Plantão Social e da Comissão Regional de Promoção da Igualdade Racial, promoveu uma palestra sobre preconceito para as famílias atendidas no Plantão Social. O evento faz parte da agenda do Plano de Promoção de Igualdade Racial elaborado pela Comissão Regional. Cerca de 180 pessoas participaram do encontro que foi realizado com um grupo de beneficiários do Plantão Social na parte da manhã e outro na parte da tarde.

Claudia Márcia Costa, gerente do Plantão Social e integrante da Comissão de Promoção de Igualdade Racial, destaca a importância de discutir o tema com estas famílias. “São famílias, na sua maioria negras, e que passam no dia-a-dia por situações constrangedoras por causa do preconceito. Normalmente eles não têm oportunidade de colocar seus sentimentos em relação à discriminação que sofrem, que seja pela cor quer seja pela pobreza. A intenção desta iniciativa é mostrar para estas famílias que elas tem direito, vez e voz e que a discriminação é crime.”

Marta Helena Moreira Madeira, beneficiária do Plantão Social, enfatizou a importância da educação no combate ao preconceito. Para ela o preconceito existe em razão das diferenças e é necessário educar os filhos desde pequenos para que eles possam ter um comportamento adequado diante dessas diferenças. “Eu tenho um filho especial que também sofre com o preconceito. É preciso que as mães ensinem seus filhos a respeitar as diferenças seja de cor, de raça, de credo, qualquer que seja. Acho que a Prefeitura faz muito bem de promover palestras assim. É uma forma de conscientizar as pessoas de que o preconceito é uma atitude errada. Não pode ser assim”, afirmou.




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: