quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Prefeitura debate Plano diretor da Regional Norte com comunidade



A Gerência de Coordenação de Políticas de Planejamento Urbano apresentou nessa terça-feira, 14, o Plano Diretor da Região Administrativa Norte de Belo Horizonte para os gerentes, funcionários e lideranças comunitárias. A proposta apresentada para mais de cem pessoas foi construída a partir de um estudo realizado pelos técnicos da Secretaria de Políticas Urbanas por cerca de dois anos.

O Plano Diretor da Região Administrativa Norte de Belo Horizonte foi elaborado à luz da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo e pretende nortear todas as ações que possam ter interferências urbanas e/ou ambientais na região.


O início dos trabalhos contemplou a contextualização da região, com seus habitantes, sua cultura, rede de comércio, malha viária entre outros. A partir da contextualização foi elaborado um diagnóstico complexo da atual situação considerando entre outras coisas os aspectos físicos, topográficos, ambientais, ocupação demográfica e mobilidade com o objetivo de cruzar as informações e traçar o perfil da região.

Cumprida esta etapa, foram feitas propostas de requalificação de áreas de comércio e serviços bem como de intervenções urbanísticas nas áreas ambientais, transposição e mobilidade além de projetos intermunicipais com municípios vizinhos.

Dentre as propostas sugeridas destacam-se a construção de duas BRT ( via de trânsito rápido para transporte coletivo), na avenidas Pedro I e Cristiano Machado, recuperação da bacia do Isidoro, melhoria da estrutura viária incluindo a implantação de ciclovias e definição de áreas prioritárias de adensamento e de áreas que devem ser preservadas em função da sua relevância ambiental.



De acordo com o secretário de Administração Regional Norte, Harley Carvalho, o plano será disponibilizado para a comunidade que poderá acessar os dados na Secretaria de Administração Regional Norte. “É um plano grande que envolve toda a regional e esperamos que a comunidade manifeste-se apresentando propostas que não tenham sido contempladas neste estudo. Já tivemos outras apresentações e recebemos sugestões que foram acatadas. A proposta não está fechada e é bom que a comunidade ajude a elaborá-la”, afirmou.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte 
 (GERCOM-N)

Um comentário:

cherem disse...

onde pode-se ter acesso ao plano? gostaria de lê-lo.