segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Seminário reúne profissionais de diversas instituições para falar sobre literatura infantil


A Escola Municipal Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu, na região Norte da cidade, realizou nesse sábado, dia 25, o X Seminário da Infância. Com o tema Literatura: viagem e encanto, o encontro reuniu mais de 60 pessoas de escolas municipais, estaduais e da rede particular, além de educadoras de creches conveniadas com a Prefeitura de Belo Horizonte. O objetivo é proporcionar aos educadores um momento de formação por meio de palestra e troca de experiências.

Para mostrar o trabalho desenvolvido na escola foi montada uma exposição com a produção dos alunos. A mostra evidencia o trabalho literário realizado em sala de aula contando a história da África. A educadora infantil Andreza Mara Rocha explicou a metodologia utilizada no projeto Conhecendo a História da África que foi desenvolvido por meio da literatura.

Outro relato de experiência foi feito por outra educadora infantil da UMEI Heliópolis. Janaína Pedrosa apresentou um relato do projeto Quem Conta um Conto, desenvolvido com os alunos da UMEI. O ponto forte deste projeto, de acordo com a educadora, é o envolvimento das famílias no processo de construção de histórias.
 “Para incentivar a leitura usamos vários recursos: uma mala de livros que é levada para a sala de aula, um portifólio de histórias da turma, um caderno no qual a família escreve uma história a partir de um fato pré-determinado, e até a caracterização dos personagens pelos alunos. Tudo isto possibilitou que as crianças percebessem a literatura como algo inovador e estimulante”.


A psicóloga Maria do Carmo Costa Miranda Carvalho, especialista em psicologia educacional, foi convidada para abordar o tema Adolescência e Aprendizagem: uma Relação Possível. Ela destaca a necessidade de interagir com os adolescentes, levá-los a refletir, a querer aprender mais. “O professor tem que ter o cuidado de avaliar o perfil de seus alunos, saber motivá-los. O desinteresse está ligado à falta de interação por isso é preciso conhecer em qual etapa do conhecimento estes alunos se encontram, apresentar um conteúdo novo e instigante que não esteja nem além nem aquém da capacidade deles. E o mais importante: manter o distanciamento necessário para se colocar no lugar do aluno, do adolescente que está passando por grandes transformações e necessita ser compreendido”, afirmou.

Patrícia Pereira Coelho Fortuna, da Creche Agostinho Cândido de Souza, pretende utilizar as práticas que viu no seminário. “Trabalho com crianças há 11 anos e reconheço a necessidade de inovar no campo da aprendizagem. Vou usar a contação de histórias, o envolvimento da família e apresentar outras opções para despertar o gosto pela leitura em meus alunos. Adorei este encontro, acho que será muito produtivo em sala de aula”, afirmou.

De acordo com a diretora da escola, Roneide Aparecida Dutra, o tema da palestra foi escolhido pelos próprios professores. “Nós trabalhamos com alunos da Educação Infantil e do 1º ciclo, com idades até 8 anos. Entretanto é possível que, a partir de 2011, venhamos a atender também o 2º ciclo com alunos que já estão na pré-adolescência. Em função disso, os professores solicitaram a inclusão deste tema para que, ao receber estes alunos, se sintam mais bem preparados.”

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte  (GERCOM-N)

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