quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Trabalho desenvolvido por técnicos da Regional Norte é tema de artigo em livro da UFMG


O artigo Alimentação Escolar no Contexto da Aprendizagem Digital, publicado no livro Relato de Experiência aborda a internet como ferramenta de divulgação de hábitos alimentares saudáveis e relata as experiências realizadas em três escolas municipais e duas creches conveniadas. O artigo, desenvolvido pela acompanhante do Projeto Escola Integrada, na Regional Norte, Faraildes Sueli de Araújo, e pela técnica em Nutrição Mirani Maria de Miranda, em parceria com mais cinco técnicas das secretarias municipais de Educação e Adjunta de Abastecimento, afirma que a popularização da internet possibilita a multiplicação de hábitos saudáveis e pode ser usada para dar visibilidade ao trabalho de nutrição desenvolvido nas escolas da rede pública. “Podemos utilizar a internet não só para difundir boas práticas na alimentação, mas também para mostrar como é o trabalho das cantineiras, das nutricionistas, das equipes que trabalham com merenda escolar de escolas municipais”, afirmou.

De acordo com Faraildes Sueli o projeto possibilitou ainda a utilização do ambiente virtual para a formação dos manipuladores de alimentos e supervisores de merenda escolar. “O trabalho possibilitou a conscientização das cantineiras sobre a importância da atividade que elas desenvolvem e a valorização do profissional por meio da visibilidade do serviço e da notoriedade de novas práticas como receitas nutritivas e atraentes, por exemplo”. De acordo com o estudo, seria necessário a criação de uma página na Internet para divulgar as práticas desenvolvidas nas escolas. Dentre elas estão a criação de hortas comunitárias, receitas elaboradas pelos manipuladores de alimentos e concursos com temas variados sobre alimentação.
 A proposta do artigo é que esta página pudesse ser acessada por meio de um link no site da Prefeitura de Belo Horizonte.
O livro Relato de Experiência – Promoção de Hábitos Saudáveis de Vida e de Alimentação Saudáveis para Prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Atenção Básica e Ensino Fundamental foi organizado por Aline Cristine Souza Lopes e Luana Caroline dos Santos e editado pela UFMG.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte  (GERCOM-N)

Nenhum comentário: